Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 15/05/2014 15:28 - Atualizada em: 16/05/2014 00:00
Seminário sobre história da ferrovia terá a participação de lavrense
São João del-Rei contará a história da ferrovia em Minas através de um seminário, que terá a participação de lavrense

Foto extraída do documentário "Ferrovia Oeste de Minas: Memória e História", realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. Foto: ufsj.edu.gov.br

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

São João del-Rei será palco de um evento ferroviário no sábado, dia 17. Aquela cidade vai sediar o Seminário Projeto "Ferrovia Oeste de Minas - Memória e História", patrocinado pela VL! - Logística Integrada, com o apoio da Vitral Bureau Cultural e Universidade Federal de São João del-Rei. O evento tem o incentivo do Governo de Minas e a Lei de Incentivo à Cultura.

O evento, que será realizado no auditório do Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei, terá início às 8h30, com recepção e inscrição dos convidados, às 9h será apresentado o projeto "Ferrovia Oeste de Minas: Memória e História", segunda edição, e a exibição do documentário "Trem das Águas Santas". Apresentará o projeto o historiador e coordenador do estudo José Roberto Câmara Vitral.

Às 10h visita guiada ao Museu Ferroviário, tendo como guia as graduadas em História pela Universidade Federal de São João del-Rei Jéssica Mônica de Carvalho e Ana Cecília Ramos. Em seguida, às 10h30, serão apresentadas aos presentes, fotografias e um painel sobre a Recuperação da Estação dos Coqueiros, em Nazareno, pelos representantes da Associação Comunitária Rural dos Moradores de Coqueiros e Região: Luciana Guadalupe e Antônio Honório dos Santos.

Às 11h será a vez da palestra ministrada por José Campos Netto, que falará sobre as atividades recentes da ONG Amigos do Trem, de Juiz de Fora.

Às 14h será a vez do professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor José Martins de Lima, que falará sobre o tema Urbanismo em Minas Gerais: Pela Memória da Rede Ferroviária Federal S. A. (1930-1980).

"Nos Trilhos da Minha Cidade" será o tema da palestra ministrada por Welber Skaull Tonhá e Silva, historiador e fotógrafo, atual diretor do Museu Ferroviário de Divinópolis.

Às 16h30 será a vez do lavrense Luiz Carlos de Souza (foto), ele vai fazer a apresentação do "Memorial Ferroviário de Lavras". Luiz Carlos foi convidado pela comissão organizadora do evento, devido ao seu trabalho solitário na recuperação da locomotiva da praça Dr. José Esteves, por seu arquivo pessoal sobre a ferrovia, por ter sido ferroviário, além de seu inegável conhecimento sobre o assunto.

O superintendente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, de São João del-Rei, Ulisses Passareli, falará sobre o Complexo Ferroviário de São João del-Rei, às 17h.

O encerramento do Seminário será realizado às 18h, quando todos os presentes receberão cópias do DVD com o documentário: "Trem das Águas Santas".

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras