Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 12/05/2014 07:52 - Atualizada em: 12/05/2014 12:57
Educação Conectada: o projeto tem a proposta de revolucionar a Rede Municipal de Ensino de Lavras
O Governo Municipal já comprou 7.000 tablets e também contratou a instalação da rede de fibra óptica para interligar todas as escolas

O Governo Municipal já comprou 7 mil tablets; abaixo, Karla Veloso e Ana Paula Piovesan Melchiori, professosras coordenadoras do projeto. Fotos: Ascom PML

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

A Educação em Lavras está prestes a experimentar uma revolução sem precedentes na história do município, fruto da parceria entre o Governo Municipal e a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Trata-se da Educação Conectada, que irá interligar todas as escolas da Rede Municipal de Ensino através de um sistema de fibra óptica, internet wireless e tablets individuais possibilitando o acesso em tempo real a todo conteúdo didático das grades curriculares e também a uma biblioteca virtual onde os alunos poderão aprimorar seus estudos e os professores buscarem uma melhor capacitação profissional através das inúmeras ferramentas pedagógicas disponibilizadas pelo sistema.

A proposta prevê que cada aluno das escolas municipais tenha o seu tablet para uso em sala de aula e também para estudos adicionais, desde que no próprio ambiente escolar, a qualquer hora. O sistema oferecerá acesso ao Portal Educacional LEVA – Ambientes Virtuais das Escolas de Lavras, onde estarão disponíveis, para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, conteúdos pedagógicos como vídeos, textos, jogos e o próprio livro didático em formato digital. Cada equipamento dá acesso a conteúdos específicos da série na qual o aluno está matriculado.

Para os profissionais da Educação, o sistema irá disponibilizar cursos de capacitação e aperfeiçoamento, criação de banco de dados específicos e elaboração de projetos pedagógicos, além de inúmeras ferramentas para o acompanhamento dos alunos, propiciando uma atenção individualizada a esses estudantes. O projeto prevê ainda a participação dos próprios professores na apresentação de propostas e sugestões para mudanças e evolução do sistema, oferecendo ainda o suporte técnico necessário para uma melhor adaptação do corpo docente às novas tecnologias.

Numa primeira etapa, todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estarão integrados ao sistema a partir de setembro de 2014. Para tal, o Governo Municipal comprou 7.000 tablets e também contratou a instalação da rede de fibra óptica, o que já está sendo feito, interligando todas as escolas ao Portal Educacional LEVA, baseado na Ufla. A partir de 2015, o programa será destinado também aos estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
 
Além do Ambiente Virtual para as Escolas de Lavras (LEVA), o projeto prevê ainda diversas ações educativas, como Repositório Educacional, projeto Robótica Educacional para a Inclusão Social, Consciência Virtual, apoio em estudos para as Olimpíadas de Matemática, Química, Física, Biologia e de Língua Portuguesa, e desenvolvimento de Softwares para a Educação utilizando Dispositivos Móveis.

Para os professores, o projeto Educação Conectada irá disponibilizar Salas Virtuais Individualizadas de acordo com os interesses dos próprios docentes, Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu (uso educacional da Internet e tecnologias), Cursos de Extensão para diversos programas, como editores de texto, imagens, vídeos, ferramentas de design, planilhas, apresentações, ABC do computador e uso das redes sociais na Educação, entre muitos outros.

Além disso, os professores poderão formar turmas fechadas para os Cursos In Company oferecidos pela Ufla, com temas específicos de acordo com as necessidades de formação/capacitação dos servidores, custeado pelo Município.

A utilização de tal tecnologia em escolas públicas é algo raro mesmo nos grandes centros do país, sendo um projeto pioneiro, em termos de ensino público fundamental, em todo o Brasil. Sistemas como estes são mais comuns em universidades e centros educacionais de Ensino Superior, onde a utilização de ambientes virtuais como ferramenta pedagógica é usual, a exemplo da Ufla, que oferece tal suporte aos cursos de graduação, pós-graduação e de Ensino à Distância, através de seus departamentos de Educação e de Ciência da Computação.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lavras, a implantação do sistema em Lavras só está sendo possível graças a uma decisão política do Governo Municipal, onde os investimentos em Educação são prioridade na busca de uma sociedade mais justa e democrática, utilizando-se o fortalecimento da escola pública como passo fundamental para formação adequada das novas gerações. Isso, aliado à disponibilidade técnica e operacional da Universidade Federal de Lavras, dentro do processo de maior integração da instituição com a comunidade, resulta num ambiente de parceria em que os beneficiados são os estudantes e suas famílias.

Durante a solenidade de lançamento oficial do projeto Educação Conectada, realizada na tarde de quinta-feira, dia 7, no auditório da Prefeitura Municipal, o reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo, falou da importância de se investir no ensino público, que ao longo das últimas décadas perdeu espaço para as instituições privadas. "Precisamos fortalecer a escola pública, formar estudantes mais qualificados para que eles se tornem profissionais mais capacitados. Só a educação muda um cidadão, muda uma cidade, muda um país. Parabéns prefeito pelos investimentos que têm feito na Educação do Município. E pode contar conosco: a Ufla está disposta a colaborar sempre", frisou Scolforo.

O Prefeito Municipal, por sua vez, lembrou, como ex aluno de escolas públicas, que investir na Educação é a única forma de garantir a todos os jovens, independente de suas condições socioeconômicas, o acesso às mesmas oportunidades. "A escola pública é o local mais democrático que existe, onde alunos de todas as classes sociais estudam juntos. Investir na escola pública é investir na democratização do ensino da nossa cidade, é oferecer oportunidades iguais para todos, é incentivar a capacitação dos jovens, sem se esquecer dos profissionais da Educação, que terão a partir de agora mais oportunidades de qualificação através dessa parceria com a Ufla e também com a Unilavras, criando novas possibilidades para que eles possam ampliar ainda mais seus conhecimentos", explicou o chefe do Executivo, que fez questão de destacar o empenho da equipe da Secretaria de Educação e do próprio Vice-Prefeito na condução dos trabalhos.

O evento contou ainda com a participação da secretária municipal de Educação,do chefe do Departamento de Ciência da Computação da Ufla, professor Joaquim Quinteiro Uchôa, do coordenador do projeto de Robótica, professor Ricardo Magalhães, de diversos vereadores, secretários municipais, dezenas de professores, diretoras e supervisoras das escolas municipais, além do presidente da Câmara Municipal de Lavras, vereador Marcos Possato, que na oportunidade opinou que nenhum outro prefeito fez tanto pela Educação em tão pouco tempo quanto o atual Chefe do Executivo lavrense, enaltecendo o seu compromisso com a melhoria dos serviços públicos em Lavras e com da qualidade de vida da população.

O Programa Educação Conectada tem a coordenação da professora Karla Veloso, por parte do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, e da professora Ana Paula Piovesan Melchiori, do Departamento de Ciência da Computação, por parte da Ufla. Durante a cerimônia de lançamento, elas fizeram uma apresentação geral do projeto, listando todas as ferramentas de trabalho que estarão disponíveis a partir de agosto para diretoras, supervisoras e professoras da rede municipal.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras