Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 06/05/2014 11:39 - Atualizada em: 06/05/2014 17:06
Alunos da rede pública de Lavras receberão reforço na alimentação
Alunos da rede pública municipal foram beneficiados através de um programa implantado pelo Governo Municipal, o "Alimentando o Futuro"

Escola municipal "José Luiz de Mesquita", que juntamente com a escola municipal "José Serafim", serve almoço aos alunos cadastrados durante todo o ano. Foto: Jornal de Lavras

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

A merenda escolar constitui um elemento importante no que se refere à escolarização de alunos de classes populares, dados de uma pesquisa de uma organização não governamental (ONG), de defesa das crianças no mundo, apontou que a criança que não alimenta bem e adequadamente não tem um desenvolvimento escolar proveitoso. Ela aponta, ainda, que quando a criança não tem uma alimentação equilibrada, nutritiva e balanceada, ela não tem um desenvolvimento satisfatório na escola, em suma: a criança pode ser prejudicada seriamente em sua capacidade de adquirir novos conhecimentos, uma vez que tem seu rendimento escolar comprometido.

Sabendo disso, o Governo Municipal passou a investir, desde o início de 2013, em melhorias na qualidade e quantidade da merenda escolar oferecida aos alunos da rede pública municipal de ensino. Mesmo com pouco tempo de investimento, já se percebe uma melhoria no rendimento escolar dos alunos, sobretudo aqueles que vem de uma camada mais vulnerável da população. A melhoria não é sentida apenas pelos educadores, mas também pelos pais e responsáveis pelas crianças.

A partir de agora, a alimentação dos alunos passa a ser reforçada: os quase 1,5 mil alunos dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), que estão inseridos no programa "Alimentando o Futuro", recebem atenção em horário integral e, ao final do dia, ganham uma fruta antes de irem para suas casas, de maneira a complementar as três refeições servidas diariamente - café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Já nas escolas, cada um dos cerca de 9,5 mil estudantes da rede fazem uma refeição balanceada por turno. Dentre estes, porém, 400 alunos terão uma atenção especial. São estudantes que, mesmo durante as férias, vinham almoçando, com a concordância dos pais ou responsáveis, nas escolas municipais "José Luiz de Mesquita", no bairro Caminho das Águas e escola municipal "José Serafim", no bairro "Novo Horizonte". A partir de agora, essas crianças poderão almoçar o ano todo nas unidades onde estudam. Aos do turno da manhã serão servidos antes de irem para suas casas e aos do turno da tarde, antes de iniciarem as aulas.

Os alunos beneficiados são do Ensino Fundamental I e II e que foram cadastrados pelos pais e responsáveis para participar do programa, visando a atender as necessidades nutricionais, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento da aprendizagem, bem como o rendimento escolar através dessa complementação alimentar, através de cardápios variados que estimulam o aluno a adquirir hábitos saudáveis em refeições balanceadas e nutritivas.

O programa "Alimentando o Futuro" já chegou também a zona rural do município, são 150 alunos do Núcleo Rural "Lafaite Pereira", na Cachoeirinha, atendidos pelo programa. Eles almoçam na unidade diariamente, tendo em vista as distâncias entre suas casas e a unidade escolar.

O prefeito Marcos Cherem disse que o programa "Alimentando o Futuro" leva cidadania aos alunos que necessitam dessa complementação alimentar como forma a auxiliar seu desenvolvimento acadêmico, para que atinjam seu pleno potencial. Cherem disse ainda: "na nossa administração a Educação Pública não pode, em alguns casos, se esgotar no que ocorre no interior das escolas, é preciso visualizar as necessidades dos estudantes em suas realidades familiares, econômicas e sociais, tentando atuar de forma a beneficiá-los de maneira mais ampla. É isso que o 'Alimentando o Futuro' vai tentar fazer", complementou.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras