Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 30/04/2014 17:29 - Atualizada em: 01/05/2014 11:20
Mamógrafo Móvel do Governo do Estado permanecerá em Perdões por cinco dias
Secretaria Municipal de Saúde, da cidade de Perdões, realizará exames com mamógrafo móvel de Minas. Mulheres de 50 a 69 anos devem agendar exame no PSF

Caminhão do mamógrafo da Unidade de Saúde da Mulher estará na região. Foto: Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

O câncer de mama ainda é o tipo da doença que mais mata as mulheres entre 35 e 54 anos em todo o mundo. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, órgão do Ministério de Saúde. Os homens também podem desenvolver a doença, no entanto, a incidência é baixa e atinge 1% dos casos.

A maneira mais eficiente de combate a este tipo de câncer é a prevenção e prevenção se faz através de exames, são os conhecidos autoexames das mamas, que é realizado pelas próprias mulheres e deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em data fixa nas mulheres que não tem menstruação.

Além do autoexame, as mulheres devem procurar o médico pelo menos uma vez por ano. O exame mais completo que se tem hoje em dia é realizado através do mamógrafo, é o exame de mamografia. A Secretaria de Estado de Saúde tem um serviço móvel de exames, é o Mamógrafo Móvel, que estará na região entre os dias 5 e 9 de maio.

O serviço estará disponível em Perdões, através de um convênio realizado entre a secretária de saúde daquela cidade, Elizane Bernardes Vilela, e a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo, segundo a secretária Elizane, é realizar o maior número de exames nas mulheres. As perdoenses de 50 a 69 anos devem procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de suas casas para marcarem a consulta.

Os médicos afirmam que o melhor para a saúde é a prevenção e o diagnóstico precoce, principalmente quando o assunto é câncer. O Mamógrafo Móvel é um veículo fechado com espaço para consultas e exames de mamografia disponibilizado pelo Governo de Minas.

O caminhão da Secretaria de Estado de Saúde permanecerá do dia 5 a 9 de maio, estacionado em frente ao Posto de Saúde Central, na rua Dulce Oliveira, atendendo das 8h às 17h. O Governo de Minas e a Prefeitura de Perdões pretendem diagnosticar o câncer de mama de forma cada vez mais precoce e, assim, aumentar consideravelmente as chances de cura sem sequelas, além da queda na mortalidade.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras