Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 29/04/2014 08:08 - Atualizada em: 30/04/2014 08:13
Estrelas do esporte brasileiro e internacional participaram da II Jiemoh em Lavras - veja fotos
Final de semana movimentando em Lavras, com a realização da II Jornada Internacional de Estudos do Movimento Humano, a Jiemoh

Pedro Henrique Toledo foi uma das estrelas do evento. Fotos: Jornal de Lavras

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

Neste final de semana, Lavras recebeu grandes nomes do esporte do Brasil e do exterior, eles participaram da segunda edição da Jornada Internacional de Estudos do Movimento Humano (Jiemoh), promovida pelo Núcleo de Estudos em Prescrição de Exercícios Físicos (Nepef), na Universidade Federal de Lavras (Ufla). O evento foi realizado nos dias 25, 26 e 27 e contou com a participação de personalidades de destaque no cenário brasileiro e internacional.

No dia 25, sexta-feira, no primeiro dia, os participantes se credenciaram das 8h às 14h, às 14h30 foi realizada a abertura oficial do evento, em seguida, o treinador espanhol Jacob Vazquez Altuna, ministrou uma palestra. Após a palestra foi realizada uma sessão de pôsteres e das 17h às 17h15, foi servido um coffee break, logo após uma Mesa Redonda, cujo tema foi Corrida de Rua – Performance e Saúde, com os professores Rômulo Cássio Moraes Bertuzzi, da Universidade de São Paulo (USP), e Flávio de Oliveira Pires, da Universidade Castelo Branco (UCB).

Para encerrar o primeiro dia de evento, Wilton Darleans dos Santos Cunha, da USP, do Instituto de Ciências Biomédicas, da área do conhecimento de Biologia Celular e Tecidual, ministrou uma palestra sobre Sistema Imunológico e Treinamento Esportivo.

No sábado a palestra ficou por conta de Patrícia Guimarães Couto, da USP, ela falou sobre: Metabolismo em exercício de crianças e adolescentes. Em seguida foi a vez de Luiz Roberto Rigolin da Silva, da Universidade Gama Filho, que abordou o tema: O Abismo Entre Teoria e Prática no Esporte Brasileiro, encerrando as atividades no período da manhã.

Rigolin é o atual coordenador pedagógico do Corinthians Paulista; foi também preparador físico de voleibol do Leite Nestlé, do BC Osasco, do Clube de Regatas Flamengo e Campos, nas décadas de 90 e 2000, além de preparador físico da seleção brasileira infanto juvenil feminina de voleibol, em 2004.

Luiz Rigolin é autor dos livros: Desempenho Esportivo: Treinador com Crianças e Adolescentes, edição 2010; co-autor do livro "Ser mais saudável e melhorar o seu bem estar", editado em 2010; Metodologia de Treinamento Chute Inicial Corinthians, 2013.

A tarde começou com uma sessão pôsteres, depois uma palestra ministrada por Juan Francisco Oliver Cortonado, da Universidade de Sevilla, na Espanha, que abordou o tema: Evolução do Handebol Mundial e o Caso Brasil.

Das 15h30 até às 16h, foi servido um coffee break, logo após uma Mesa Redonda com Pedro Henrique de Toledo, treinador de velocista para-olímpico, e Maria do Carmo Mardegan Ferreira, a Macau, ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, comissão técnica de basquete feminino nas olimpíadas de Londres e Pedro Casteli, treinador de volei.

O domingo, último dia do evento, a primeira palestra foi ministrada pelo italiano Domenico Ingrosso, treinador da saltadora campeã olímpica e mundial Yelena Isinbayeva; técnico credenciado pela International Association of Athletic Federation; treinador da FIDAL (Federazione Italiana di Atlética Leggera), como técnico responsável pelo salto com vara de 2007 a 2009; treinador do comitê Olímpico do Chile, de 2006 a 2007, e treinador do CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), de 2003 a 2004. Domenico falou sobre O Comitê Olímpico Italiano a partir da Segunda Grande Guerra Mundial.

César Cavinato Cal Abad, fisiologista no núcleo de alto rendimento Pão de Açucar, finalizou o ciclo de palestra abordando o tema Controle de carga em atletas de alto nível.

A II Jornada Internacional de Estudos do Movimento Humano (Jiemoh) foi idealizada pelo professor Fernando de Oliveira, do CRIA (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras. O professor Fernando contou com uma equipe que trabalhou para viabilizar a jornada, são eles: Fernando Pereira, Renan Burti, Higor Spinelli, Carlos Roberto, Renan Monticelli, Thiago Olímpio, Rafael Carvalho, Rhaí Arriel, Bruno Naves, Carla Souza, Gislaine Souza, Ana Carla Mariano, Marilene Gonçalves, Pedro Bigardi e Pablo Ramon.

Patrocínios e apoio do: Núcleo de Estudos em Prescrição de Exercícios Físicos (Nepef), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Empresas envolvidas no patrocínio e apoio: Vimilk,  Uptime, Golden Fitness, Nutrir-se e Ava Esporte. 

Leia também:

Evento internacional vai trazer a Lavras grandes treinadores esportivos

Este mês tem evento esportivo internacional em Lavras, é o II Jiemoh

Programação da II Jiemoh, evento internacional que será realizado esta semana em Lavras

Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias em tamanho real:

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras