Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/04/2014 12:37 - Atualizada em: 25/04/2014 23:25
Os lavrenses conhecerão os quatro médicos cubanos que trabalharão na cidade
Médicos cubanos vão trabalhar em Lavras, são quatro profissionais que atenderão nos PSFs da cidade

Imagem ilustrativa

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

Lavras recebeu, no início da semana, quatro médicos cubanos, eles fazem parte do programa "Mais Médicos", do governo federal, para prestação de atendimento à população. Os quatro estão em Lavras conhecendo o funcionamento da estrutura da saúde na cidade, os profissionais deverão compor equipes do PSF (Programa Saúde da Família) na UBS (Unidade Básica de Saúde), os profissionais serão incorporados ao sistema já existente.

Os quatro são clínicos da ilha de Fidel, incluídos no "Programa Mais Médicos" do Governo Federal. Hoje, sexta-feira, dia 25, eles serão apresentados oficialmente à comunidade lavrense em uma coletiva de imprensa, às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal.

O "Programa Mais Médicos" tem o objetivo de reduzir a falta de profissionais médicos no SUS aumentando o número de atendimentos básicos, além de proporcionar a ampliação da cobertura de equipe da Saúde da Família no Município. Lavras aderiu ao "Mais Médicos" devido à dificuldade em encontrar profissionais para completar o quadro de médicos dos PSFs, o que fazia com que algumas unidades não tivessem atendimento médico todos os dias. O Município assume todas as despesas de moradia, alimentação e transporte dos médicos, enquanto o Ministério da Saúde paga uma bolsa mensal.

Segundo o prefeito Marcos Cherem, que também é médico, "a integração de Lavras ao 'Mais Médicos' permite trazer conforto e atenção aos lavrenses próximo às suas casas. Caso seja necessário, traremos mais profissionais para que o atendimento à saúde em Lavras seja cada vez mais satisfatório para quem precisa".

Vale lembrar que o Programa de Saúde da Família (PSF), é um modelo copiado de Cuba, naquele país os moradores dos bairros tem seus próprios médicos e dentistas. Apesar do bloqueio econômico imposto à ilha caribenha pelos Estados Unidos, desde a década de 60, Cuba tem uma das medicinas mais avançadas do mundo.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras