Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 14/04/2014 13:22 - Atualizada em: 14/04/2014 16:38
A Casa da Cultura de Lavras foi reaberta ao público - veja fotos
O mais conhecido espaço destinado à arte e a cultura em Lavras foi reaberto ao público na noite de sexta-feira, com farta atividade cultural

O prefeito Marcos Cherem, acompanhado de sua esposa e a secretária Municipal de Cultura desataram a fita e abriram a porta principal, simbolizando a reabertura da Casa da Cultura ao público. Fotos: Jornal de Lavras

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

Na noite de sexta-feira, dia 11, a Casa da Cultura foi reaberta ao público depois que sofreu uma reforma, aquele imóvel estava apresentando problemas na estrutura, sobretudo na fachada do prédio de quase 200 anos. Trincas e queda de reboco, além das janelas e portas que se abateram e inclinaram para frente, estavam colocando em risco a vida de transeuntes, e estava arriscando apagar um capítulo da história da cidade, já que aquele casarão da rua Sant'Anna foi palco de reuniões da Revolução Liberal, de 1842, tendo também sediado a agência dos Correios, fórum, Prefeitura e Câmara Municipal.

Hoje aquela casa esta com suas portas reabertas para receber atividades culturais, como exposições, mostras, danças, teatro e outras ações culturais. A reabertura da casa foi na noite festiva de sexta-feira, dia 11, com uma apresentação do coral das Meninas Cantoras de Lavras, que interpretaram músicas sacras, como Ave Maria de Haendel, dentre outras. As cantoras ficaram postadas nas janelas do casarão e o maestro José Maciel regia o coro sobre um tablado que ficou no meio da rua.

Após a apresentação das Meninas Cantoras de Lavras, o prefeito Marcos Cherem, acompanhado de sua esposa e a secretária Municipal de Cultura, Luiza Maria Victorino Andrade, desataram a fita e abriram a porta principal do velho casarão para que o público pudesse entrar. Marcos Cherem e Luíza Victorino fizeram uso da palavra, eles falaram sobre a importância da recuperação do imóvel e da abertura do espaço para a vida cultural da cidade.

Após os discursos, teve início ao Sarau da Casa da Cultura, com uma série de eventos que foram para comemorar a reabertura daquele espaço. O sarau teve como tema: "O Tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo". Os primeiros a se apresentarem foram os artistas do Grupo de Teatro Construção (GTC), que fizeram uma apresentação para o público segundo o tema proposto. Além do teatro, outras programações foram apresentadas, como a exibição de vídeos sobre Lavras, no Cine Clube "Geraldo Victorino"; exposição de quadros do Unilavras, na sessão de artes visuais; Carlos Lima Dança de Salão mostrou o que existe de melhor na dança; o Grupo Dançarte e Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lavras (AAPIL), também mostraram suas artes; a literatura ficou por conta de Igor Alves e Vinicius Tobias, que recitaram poesias. Um grupo de músicos interpretou The Beatles, inovando com a participação de um pistonista.

Foi um espetáculo que agradou a todos. A Academia Lavrense de Letras também participou e o ator Homero Faria interpretou um monólogo. Além disso, muita música foi apresentada na Casa da Cultura, na sexta-feira. Aos presentes foi servido um coquetel.

O vice-prefeito Aristides Silva Filho, acompanhado de sua esposa; o vereador João Paulo Felizardo; o capitão Leonardo de Freitas Raimundo, comandante da 54ª Companhia de Polícia Militar; a Procuradora da União, Maria Celina Costa Almeida, o reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Scolforo, a reitora do Unilavras Christiane Amaral Lunkes Argenta, estiveram presentes a solenidade, além da diretora do Pró-Memória do Instituto Presbiteriano Gammon, professora Wanda Amâncio Bezerra Mendes e o ex-diretor do Museu Bi Moreira, Ângelo Alberto de Moura Delphin.

Clique nas miniaturas para visualizar as fotos da solenidade de reabertura da casa da Cultura:

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras