Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 07/04/2014 23:29 - Atualizada em: 08/04/2014 08:11
Carros antigos serão expostos em Lavras, em encontro de colecionadores
Colecionadores de carros antigos vão se encontrar na principal praça da cidade para participarem do 5º Encontro de Veículos Antigos de Lavras

Chevrolet 1926, exemplar raro que se encontra em poder do colecionador Raimundo Sérgio Gonçalves, de Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

Quando se fala em carros antigos, em Lavras, a primeira imagem que vem a cabeça é a do saudoso lavrense Paulo de Oliveira Alves, o Paulinho do Piano, como era mais conhecido o músico, colecionador e restaurador de veículos antigos. Paulinho do Piano era conhecido em todo o Brasil entre os amantes desta arte.Paulinho do Piano faleceu em 2010, mas deixou uma legião de fãs, admiradores e seguidores de seu trabalho.

Lavras hoje tem diversos colecionadores de veículos, alguns raros, como o caminhão que participou da Revolução Constitucionalista, em 1932, evento sangrento que convulsionou os estados de Minas Gerais e São Paulo. O caminhão da marca Chevrolet 1926, que pertence ao colecionador Raimundo Sérgio Gonçalves, o Raimundo da D'Pascoal, como é mais conhecido em Lavras o colecionador de veículos antigos. O veículo de 88 anos chegou a ser atingido por um projétil, a bala inimiga deixou uma marca na buzina do velho caminhão que serviu às tropas mineiras. O disparo foi no setor do túnel, na divisa de Minas com São Paulo, na cidade mineira de Passa Quatro.

Sobre caminhões que participaram da Revolução Constitucionalista, que teve início no dia 9 de julho de 1932, que tinha por objetivo derrubar o Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil, existem alguns registros em Lavras.

O primeiro deles é datado de 29 de agosto de 1932, quando o prefeito de Varginha, José Augusto Paiva, solicita do prefeito de Lavras, Manoel Augusto Silva, um empréstimo de oito tambores de gasolina para suprir as necessidades daquela cidade por um período de trinta dias. A falta do produto naquela progressista cidade, deveu-se ao constante abastecimento dos caminhões que serviam à Revolução de 32. O Prefeito de Lavras autorizou o empréstimo, sendo: 6 tambores adquiridos de Simão Kalil e 2 de João Arbex.

O outro registro é datado de 20 de maio de 1933, é um ofício número 12.433, enviado pelo secretário Carlos Prates, que comunica que a Secretaria de Estado dos Negócios do Interior, liberou a quantia de 325 mil réis em favor da firma Botelho & Cia. Ltda., de Lavras, pelo aluguel de um caminhão marca "Rugby" que foi requisitado pelo Governo do Estado durante a Revolução de 9 de Julho, para transporte de tropas, armamentos, feridos e suprimentos para os soldados.

Além deste exemplar raro de veículo de transporte, existem outros, muitos foram conservados e os colecionadores conseguiram a famosa "placa preta", concedida apenas aos veículos com quase 100% de originalidade. E são estes veículos  e outros que serão expostos na praça Augusto Silva no dia 13, domingo, no 5º Encontro de Veículos Antigos de Lavras.

A exposição, que será aberta ao público a partir das 8h, tem o apoio de empresas da cidade e da Secretaria Municipal de Cultura, que autorizou que espaço da praça fosse utilizada  para a realização da exposição dos carros.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras