Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 03/04/2014 09:23 - Atualizada em: 03/04/2014 13:29
Tablets farão parte do material didático dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Lavras
O conteúdo didático será disponibilizado através da internet via tablets individuais para todos os 11 mil estudantes

Os tablets poderão ser utilizados também fora do horário escolar, desde que dentro das escolas e para fins didáticos. Foto: Ascom PML

 

Presenciou algo interessante? Fotografe e envie para o Click do Leitor do Jornal de Lavras. Envie pelo WhatsApp: (35) 9925-5481, ou pelo e-mail: reportagem@jornaldelavras.com.br

O Governo Municipal de Lavras vai lançar o projeto Educação Conectada, que irá integrar todas as escolas municipais através de uma rede de fibra ótica, permitindo disponibilizar todo o conteúdo didático através da internet via tablets individuais que serão disponibilizados para todos os 11 mil estudantes, além de diretoras, supervisoras e professores, sendo que estes também terão acesso a treinamentos e capacitação via rede, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla).

De acordo com a Assessoria de Comunicação, esta iniciativa do Governo Municipal vai resultar numa revolução tecnológica nunca vista, em nível de Educação Básica Pública no Brasil, porque Lavras será a primeira cidade em todo o país a oferecer um programa como este para 100% dos estudantes da Educação Básica, sendo um modelo que atualmente só existe dentro de universidades e centros acadêmicos.

A proposta, já iniciada através da instalação da rede de fibra ótica que irá atender a todas as unidades escolares, tem nessa fase investimentos de aproximadamente R$ 1,1 milhão, devendo ser concluída em quatro meses. O sistema estará conectado a um servidor instalado na Ufla onde estarão armazenados todos os conteúdos didáticos que integram a grade curricular de cada série, ao qual os alunos terão acesso por tablets individuais para uso durante as aulas, em tempo real. Os equipamentos poderão ser utilizados também fora do horário escolar, desde que dentro das escolas e para fins didáticos.

O sistema irá oferecer um ambiente virtual onde os estudantes terão acesso a um banco de dados completo para estudos paralelos, pesquisas, realização de trabalhos e consultas, entre outras atividades. Os professores e servidores das escolas também poderão se utilizar deste espaço participar de cursos de capacitação, treinamentos e dinâmicas que contribuirão para o aperfeiçoamento profissional, além de inúmeras ferramentas tecnológicas que serão oferecidas para aprimorar o trabalho em sala de aula e ampliar ainda mais percepção dos alunos sobre os conteúdos apresentados.

Segundo informações do  Governo Municipal de Lavras, o projeto Educação Conectada deverá estar implantado em todas as escolas municipais para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental já no segundo semestre de 2014, e para as turmas do 6º ao 9º ano a partir de 2015. O projeto será apresentado oficialmente no dia 24 de abril, na Prefeitura Municipal, com as presenças de representantes do Executivo Municipal e da Ufla. 

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras