Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 02/04/2014 14:29 - Atualizada em: 17/02/2015 17:22
Um evento de dar água na boca: o 1º Circuito da Tilápia acontece perto de Lavras
Nepomuceno, Perdões, Coqueiral e Boa Esperança são algumas das cidades onde se poderão apreciar um prato delicioso no evento de encher a boca d'água

Imagem ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A bacia de Furnas, no Sul de Minas, reúne muitos piscicultores que fazem da criação de tilápias em gaiolas sua fonte de renda. Em seus tanques estão alojados milhões de peixes. Juntos, os piscicultores produzem toneladas de pescado por ano. Grande parte desta produção é absorvida na região através dos bares e restaurantes, porém, o consumo da tilápia ainda é pequeno, se comparado ao número de habitantes da região.

Consumir mais peixes representa aumento na procura e consequentemente na produção. Pensando no fortalecimento do consumo de tilápia, no incentivo a uma alimentação mais saudável e na busca pela agregação de valor a este produto, além de seus derivados, como carcaça e couro, a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) realizam o 1º Circuito da Tilápia do Lago de Furnas.

O 1º Circuito da Tilápia do Lago de Furnas busca o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da tilápia, com responsabilidade social, preocupação ambiental e foco no aquicultor familiar. A realização do evento será de 7 a 25 de abril em várias cidades da região, como Alfenas, Fama, Boa Esperança, Carmo do Rio Claro, Capitólio, Pimenta, Varginha, Campo Belo, Nepomuceno, Perdões, Três Pontas, Coqueiral e outras.

Um dos principais objetivos é a criação de novos pratos que usem a tilápia como matéria-prima. Mas a proposta vai além: a ideia é qualificar profissionalmente todos os envolvidos na atividade e proporcionar a eles acesso ao mercado, certamente o maior gargalo desta cadeia produtiva. Além disso, visa ao melhor aproveitamento da tilápia, por meio de derivados e também do uso do couro para artesanato.

Por isso, oficinas de formação constam no projeto, abrangendo produção, transformação e comercialização. Encontros entre produtores e empresários também estão previstos.Com todas as ações programadas, os organizadores pretendem fortalecer e profissionalizar o turismo gastronômico em toda a região de Furnas.

A primeira edição do Circuito da Tilápia estabeleceu como meta, o consumo de 20 toneladas de filé de tilápia, envolvendo 60 empreendimentos gastronômicos da região. O 1º Circuito da Tilápia do Lago de Furnas será realizado em vários municípios que integram a região do lago de Furnas. Diversas ações estão programadas, divididas em quatro objetivos.

O Circuito trará benefícios e ganhos a todos os envolvidos. Os aquicultores familiares receberão informações para produzir, beneficiar e comercializar melhor seus produtos. Os empresários e seus colaboradores serão capacitados e poderão atrair mais clientes. O consumidor final terá oportunidade de conhecer pratos variados à base de tilápia, melhorando assim sua alimentação.

O evento tem início no dia 7, segunda-feira, com um seminário em Alfenas; dia 9, em Fama; dia 10, em Eloi Mendes; de 11 em Alpinópolis; dia 12 em Carmo do Rio Claro; dia 13 em são João Batista do Glória; dia 14 em Paraguaçu; dia 15 em Pimenta; dia 16 em Cristais; dia 17 em Perdões; dia 21 em Nepomuceno; dia 22 em Coqueiral; dia 23 em Boa Esperança; dia 24 volta para Alfenas e dia 25, em Capitólio.

Um caminhão oficina gastronômica percorrerá as cidades com uma cozinha interativa. Serão apresentadas aulas de culinária utilizando a tilápia como matéria prima.  

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras