Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 31/03/2014 22:17 - Atualizada em: 01/04/2014 11:04
Quatro pessoas já morreram com dengue grave em MG, duas em Passos, no Sul de Minas
Dengue já mata em Minas, quatro pessoas já morreram de dengue hemorrágica, a dengue grave, como é chamada agora

Agentes de saúde da Vigilância Epidemiológica de Lavras estão fazendo bloqueio na região onde são encontrados focos do mosquito; no caso da fotografia, no bairro Cidade Nova. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A dengue hemorrágica faz a quarta vítima em Minas Gerais. A quarta pessoa a morrer da doença foi em Juiz de Fora, foi uma mulher de 34 anos que estava grávida, ela morreu ontem, domingo, depois que perdeu o bebê. Ela havia sido internada no dia 27 de março, no Hospital Maternidade "Therezinha de Jesus", com quadro de saúde de pneumonia.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que atualmente a nomenclatura dada para a dengue hemorrágica é dengue grave, e que já registrou outras três mortes da doença, uma em Paracatu e duas em Passos.A dengue grave é considerada o tipo mais agressivo da doença e tem os sintomas muito parecidos com a dengue clássica. Apenas no terceiro ou quarto dia surgem sangramentos de pequenos vasos da pele e órgãos. Geralmente, o paciente tem queda de pressão e tonturas.

A dengue é uma doença que, para ser combatida, tem que ter a participação das autoridades de saúde e principalmente da comunidade. Em Lavras, segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Júlio César W. Cardoso, o maior problema atual é com os micro-criadores, são pequenos focos que se formam dentro de casa, nos vasos de plantas que empoçam água, nos vasilhames no fundo dos quintais, na sacolinha plástica onde a água empoçou e que é despercebido pelas pessoas.

As autoridades de saúde de Lavras têm um controle de todos os locais onde existiam ou que poderiam se tornar um grande criatório, como as piscinas, as caixas d'águas, os tambores, os ferros velhos, as oficinas de lanternagem e outros locais, ele são monitorados constantemente.

Um pequeno copo plástico no fundo de um quintal de uma casa, com a metade de água empoçada pode ser tão perigoso quanto uma grande piscina, isso porque nos grandes reservatórios as larvas são facilmente percebidas, já nos micros criatórios, não.

De acordo com Júlio César, o cidadão é responsável pela fiscalização de sua residência e de seu entorno; a dengue, segundo ele, é um problema de todos nós e exige empenho de cada cidadão.

Na semana passada, a Vigilância em Saúde divulgou o número oficial de casos de dengue positivos em Lavras: 63, agora este número se elevou para 68 confirmados, foram confirmados mais cinco casos desde o dia 27, quinta-feira.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras