Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Esporte /


Publicada em: 31/03/2014 19:04 - Atualizada em: 01/04/2014 07:53
Profissional do ioiô está em Lavras divulgando a arte - veja fotos
Um brinquedo que existe há milhares de anos, a "febre" do ioiô está de volta

 

Profissional do ioiô há mais de 8 anos, Guilherme se exibe nos locais onde são comercializados os brinquedos. Fotos: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Os brinquedos são tão antigos quanto a história do homem, existem bonecas de 40 mil anos a.C, que foram encontradas na África, brinquedos de meninos também foram encontrados nos sarcófagos egípcios, nas catacumbas dos Incas e em diversas escavações arqueológicas.

Um dos brinquedos mais antigos que existem são os ioiôs, os colecionadores de brinquedos antigos afirmam que os primeiros vestígios estão na pré-história, pois a partir da necessidade de caçar animais de pequeno e médio porte, os homens primitivos teriam desenvolvido um tipo de arma que tinha pedras amarradas nas extremidades de um tronco de árvore e que possibilitava que o caçador repetisse a ação.

Essa versão de ioiô usado como instrumento de caça foi confirmada por antropólogos que descobriram nas Filipinas nativos que até hoje utilizam um artefato com duas pedras na extremidade de uma corda de até seis metros de comprimento, as pedras são arremessadas e atingem o alvo, no caso, um animal ou até mesmo um inimigo tribal. Após atingir o alvo, as pedras voltam enrolando na corda.

O fato é que o ioiô é um dos brinquedos mais populares do mundo, eles são confeccionados em plásticos, metais, madeira e outros, uns são mais luxuosos e outros mais simples, mas a forma de jogá-los é a mesma de milhares de anos. O ioiô é um brinquedo que nunca será esquecido. Ele tem fases, como agora, que está voltando a virar "febre" entre as crianças e até mesmo adultos.

Está em Lavras, um jogador profissional de ioiô, ele é de Campinas e roda o Brasil difundindo o esporte. Guilherme Sella pertence a uma equipe de jogadores denominada "Equipe Yo-Yo Fênix", sua função é resgatar a brincadeira através de demonstrações que são realizadas em pontos comerciais, escolas e outros locais, através de competições.

Guilherme, quando está se exibindo, prende a atenção não apenas das crianças, mas de adultos que também se encantam diante das evoluções e do desempenho do profissional. Guilherme permanecerá em Lavras até do dia 14 de junho e, aos sábados, ele se apresenta às 10h na porta do Forno Mágico, no bairro Cidade Nova, às 11h na praça do Jardim Glória, ao lado da Panificadora da Paz.

Nas tardes de sábado, a partir das 15h, a apresentação é realizada na praça do Jardim Floresta; às 16h, na Mercearia do Liosmar e Terezinha, no Vila Rica. Às 17h o evento será realizado no Lavrashopping. Estes são os locais onde são comercializados ioiôs da marca Fênix, dona da equipe em que Guilherme faz parte. 

Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias em tamanho real:

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras