Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 08/10/2010 22:49 - Atualizada em: 02/11/2011 12:35
Acamar ganhou prêmio "Assis Châteaubriant", de responsabilidade social
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras foi agraciada com prêmio Assis Châteaubriant de responsabilidade social, na categoria ouro.

     

        Solenidade de entrega do prêmio Assis Chateaubriant para a Acamar

 

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar)  recebeu, na terça-feira, dia 5, numa cerimônia no teatro Mestrinho, em Vaginha, o prêmio  Assis Chateaubriant do VII Fórum Regional de Responsabilidade Social. A Acamar concorreu com  empresas públicas e privadas, instituições, fundações, associações do terceiro setor e organizações não-governamentais, com trabalhos sociais em andamento nos municípios do Sul e Sudoeste de Minas Grais. 

Este ano dezenas de projetos foram inscritos nas áreas de saúde pública, criança/adolescente e idoso, segurança, meio ambiente, educação e desenvolvimento sustentável. Vinte e dois projetos foram escolhidos por uma Comissão Acadêmica Interdisciplinar, composta por profissionais das instituições de ensino da região. Dentre eles, 10 receberam o Troféu Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social. Oprêmio máximo categoria ouro para a Acamar, foi pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cidadania, geração de emprego, renda e meio ambiente, desenvolvidos em Lavras  nestes 12 anos de atividades.

Luiz Tadeo Damaschi, coordenador da Acamar, explica que esse prêmio vem coroar os esforços realizados pela coordenação e diretoria da Acamar para implantar a coleta seletiva no município. Segundo ele, apesar do grande apoio recebido da Prefeitura e da comunidade, há necessidade de investir mais recursos para que Acamar realize a coleta seletiva em todo o município.

"Hoje são coletadas aproximadamente 70 toneladas de materiais em 21 bairros, seis condomínios horizontais e 10 verticais, além da coleta em prédios públicos, escolas, empresas, indústrias e comércio.

A Acamar é referência no sul de Minas na gestão e coleta de resíduos sólidos domiciliares, gerando emprego e renda para 30 associados, que aqui encontram um ambiente saudável para trabalhar e podem assegurar uma renda que dê condições de  dignidade  para toda a família.

No mês de julho a Acamar recebeu o premio Itaú Ecomudança. Com os recursos desse prêmio foi possível comprar uma empilhadeira, esteira de separação, mais uma prensa e, principalmente, construir uma cobertura de 540mt, onde funciona o centro de triagem, propiciando, assim, melhores condições de trabalho para os associados da Acamar,  que estarão protegidos das intempéries para desenvolver seu trabalho. As novas instalações deverão ser inauguradas ainda este ano, pois as obras já estão bastante adiantadas, aumentando, desta forma, a capacidade operacional do centro de triagem da Acamar podendo, desta forma, atender mais bairros da cidade no sistema porta a porta.

Este ano está sendo muito especial para Acamar.  No inicio do ano foi assinado um contrato com a Prefeitura, que propiciou a manutenção de veículos, remuneração de técnicos e compra de combustível, dando uma tranqüilidade para que a Acamar possa prestar um serviço de qualidade a comunidade. Foi assinado, também, um convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para reforma do vestiário feminino, reforma e construção de PEV`s, também para contratação de estagiários para desenvolverem o programa de educação ambiental nas escolas e, principalmente, para organizar o I Fórum Sul Minério de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, que foi realizado no mês de outubro na UFLA, oportunidade em que mais de setenta representantes de prefeituras da região, acadêmicos e publico em geral puderam conhecer o modelo de gestão dos resíduos de Lavras e o modelo de gestão da Acamar, além de visitar stands de empresas ligadas ao tratamento de lixo. Para o ano de 2011 já estão garantidos recursos para replicar esse projeto, com a organização de um fórum sobre educação ambiental. 

Estamos certos de estar trilhando um caminho de sucesso e estar implantado uma gestão de resultados, o que, com certeza, trará benefícios para a Acamar, sociedade e também para o nosso tão sofrido meio ambiente", diz Luiz Tadeo.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras