Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 06/10/2010 16:00 - Atualizada em: 08/10/2010 01:01
Evento promovido pela Ufla foi aberto em Belo Horizonte
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado ontem, através de seu assessor da Casa Civil, pelos organizadores.

     

        Expominas, em Belo Horizonte

 

Foi aberto oficialmente ontem, dia 5, no Expominas, em Belo Horizonte, na presença de mais de mil pessoas, o 4º Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia em Biodiesel e 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodesel. Participaram da abertura Ronaldo Motta, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia; Evaldo Vilela, Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; José Honório Acarini, assessor da Casa Civil da Presidência e membro da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel; Ricardo Borges Gomide, coordenador geral do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia; e o professor a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Pedro Castro Neto, presidente da Comissão Organizadora dos Congressos.

Durante a abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado pelos trabalhos realizados em prol da bioenergia, entregue nas mãos do assessor da Casa Civil.

O professor da Ufla Pedro Castro Neto, em seu discurso, ressaltou que os "Congressos se constituirão, certamente, numa referência para as áreas de produção e pesquisa de biodiesel, plantas oleaginosas, óleos e gorduras".  Ricardo Borges Gomide, do Ministério de Minas e Energias, afirmou que os congressos "se tornaram o principal evento científico da cadeia produtiva do biodiesel no País".

O 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel é foco de grande repercussão no país, em função dos seus temas atuais e de extrema importância, que são abordados por profissionais renomados. De acordo com o professor da Ufla Antônio Carlos Fraga, um dos organizadores do evento, além de palestras e seminários, o congresso conta, também, com exposições de máquinas, produtos e serviços, com a demonstração de novas tecnologias relacionadas à produção agrícola de oleaginosas, extração de óleos vegetais, gorduras e produção e avaliação do óleo. "O congresso apresenta, de forma pioneira, as tecnologias de extração de óleo e de produção de biodiesel. O componente mais caro para a produção de biodiesel está na produção de matéria-prima, e esse é um dos focos das pesquisas desenvolvidas na Ufla e que discutimos amplamente, com a participação de pesquisadores pertencentes às principais instituições brasileiras geradoras de tecnologia", explicou o professor.

Os congressos, que vão até sexta-feira, dia 8, são constituídos de palestras, mesas-redondas e apresentação de artigos científicos de várias partes do país e do mundo, como Argentina, Alemanha, Colômbia, Cuba, Espanha, Portugal e Ucrânia. Além do número recorde de artigos científicos (1.200 no total), palestrantes dos EUA e da Áustria participam dos congressos, como Gerhard Knothe, dos EUA, e Martin Mittelbach, da Áustria. O evento é promovido pela G-Óleo, da Universidade Federal de Lavras.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras