Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 20/02/2014 22:29 - Atualizada em: 21/02/2014 12:59
Dengue avança e mata uma pessoa no Sul de Minas
Números de casos de dengue aumentam a cada dia na região do Sul de Minas e uma morte foi confirmada nesta quinta-feira

Imagem ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A dengue avança no Sul de Minas. Primeiro foi Nepomuceno, depois Campo Belo, que já registrou quase 500 casos de dengue, sendo 45 resultados positivos somente este ano. Naquele município, a  Fundação Nacional de Saúde (Funasa)  enviou, na semana passada, agentes que permanecerão por um mês na cidade para acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti.

Campo Belo havia ficado em 12º lugar no Estado de Minas Gerais em número de focos de dengue, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A cada quatro casas visitadas pelos agentes, uma apresentou focos do mosquito.

Agora é a vez de Passos. O prefeito daquela cidade, Ataíde Vilela (PSDB), decretou situação de emergência por causa do alto número de casos e focos de dengue no município. A cidade já registra cerca de 700 casos suspeitos e 100 confirmados de dengue.

Hoje, quinta-feira, as autoridades daquela cidade anunciaram a morte de um professor de 74 anos, ele morreu com suspeita de dengue. Jairo José de Faria morreu na segunda-feira, dia 17, menos de uma semana depois de apresentar os sintomas da doença. No bairro onde o aposentado morava, outros moradores também são suspeitos de terem contraído dengue.

O prefeito de Passos decretou situação de emergência por causa do alto número de casos e focos de dengue no município. O decreto, que saiu na terça-feira, dia 18, permite à prefeitura ampliar as medidas para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, sendo possível a contratação de mais agentes de endemias, além de mais médicos e enfermeiros, em caráter de urgência.

Nesta semana, seis pessoas foram internadas na Santa Casa de Passos com sintomas da doença, mas quatro delas já receberam alta. Toda semana, cerca de 40 exames são encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) de Pouso Alegre. Desde o inicio do ano até agora, já foram feitas 730 notificações, sendo 109 casos confirmados e 30 negativos.

Lavras não tem casos registrados, os registros são apenas de casos importados, mas a Vigilância em Saúde está agindo de forma preventiva. Diversas campanhas estão sendo lançadas. A próxima campanha será no domingo, dia 23, na praça Augusto Silva, a partir das 10h, com a participação do grupo de pagode universitário "100 Mistério", é o Carnaval sem Dengue.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras