Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 13/02/2014 08:16 - Atualizada em: 13/02/2014 14:40
Há cem anos nascia Sylvio Menicucci, médico e político de Lavras
Ele teve grande influência com os grandes líderes, como Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Renato Azeredo, de quem foi amigo e companheiro

Sylvio Menicucci, Juscelino Kubitschek e Judy Maceira, no Clube de Lavras, no dia 24 de agosto de 1968, ocasião em que JK veio a Lavras para participar do Baile do Século, promovido por Judy Maceira

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Há exatamente cem anos, no dia 13 de fevereiro de 1914, nascia em Lavras Sylvio Menicucci, filho do médico e político Paulo Menicucci e Maria do Carmo Menicucci. Sylvio seguiu a carreira do pai e junto com seu irmão Pedro, se formaram em Medicina.

Mas não foi somente a medicina que influenciou o filho, a política também. O pai, Paulo, nascido na cidade de Lucca, Itália, no dia primeiro de outubro de 1885, filho do comerciante Pedro Menicucci e Victória Menicucci, chegou ao Brasil em 1891, aos seis anos. Passou a infância e a adolescência se inteirando das questões políticas do país que a família havia escolhido para ser sua nova pátria.

Paulo Menicucci foi uma das maiores expressões políticas da região. Ingressou na política por ocasião da campanha presidencial de Rui Barbosa, tendo sido em Lavras presidente da Câmara Municipal, agente executivo e deputado estadual. Militou na imprensa, sendo proprietário do jornal "O Município." Construiu o pavilhão anexo à Santa Casa de Misericórdia, que mais tarde recebeu o seu nome; construiu o pavilhão do "Sanatório para Tuberculosos", onde hoje é o Seminário de Lavras. Paulo Menicucci morreu no dia 11 de fevereiro de 1946, deixando para o filho Sylvio, como herança, a liderança política.

Sylvio seguiu a carreira profissional do pai e se espelhou em toda sua obra. Sylvio militou também na imprensa e no dia 31 de julho de 1932, participou do lançamento do jornal "Nova Lavras", sob a direção de Walter Wolf Saur e tendo como redatores, Dilermano L. Corrêa, João B. Alvarenga, José Hermeto, Sylvio do Amaral Moreira e ele, Sylvio Menicucci.

Na política foi prefeito de Lavras e deputado estadual, tendo sido cassado em 1969, em pleno regime dos anos de chumbo. Ele morreu no dia 17 de outubro de 1982, morreu praticamente em cima de um palanque. Deixou como legado, entre outros, a edificação do novo prédio da Santa Casa de Misericórdia e exerceu grande influência na federalização da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), que foi federalizada pelo seu amigo Tancredo Neves, quando exercia o cargo de Primeiro Ministro do Brasil.

Para lembrar a vida e a obra deste benemérito, a família celebrará hoje, uma missa de Ação de Graças na Matriz de Sant'Anna, às 19h.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras