Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 05/02/2014 10:31 - Atualizada em: 05/02/2014 17:00
Patrimônio histórico deve ser monitorado no carnaval, alerta Iepha
Iepha alerta prefeituras e divulga lista com cuidados ao patrimônio cultural durante o carnaval

Interior da igreja do Rosário, o patrimônio mais antigo de Lavras e que foi tombado há mais de 60 anos. Foto: Secretaria Municipal de Cultura

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Com o objetivo de orientar prefeituras e foliões sobre a importância de curtir o carnaval sem causar danos ao patrimônio cultural, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) desenvolveu uma lista com diretrizes para conscientizar a população de que alguns monumentos, depois de destruídos, jamais poderão se recuperados.

Segundo a lista, a instalação de barracas, palcos, arquibancadas, caixas de som, telões e equipamentos em geral devem guardar distancia dos bens culturais e de rede elétrica. O órgão de proteção ao patrimônio cultural deve ser previamente consultado antes da instalação desses equipamentos. Imediatamente após o carnaval, os locais em que ocorrem as festividades devem retornar à situação de original, com limpeza, retirada de faixas, cartazes e enfeites.

As prefeituras, a Cemig (Companhia Energética de Minas gerais) e o Corpo de Bombeiros devem fiscalizar as instalações elétricas e a utilização de materiais inflamáveis, como botijões de gás e fogos de artifício. O Corpo de Bombeiros deve aprovar o local em que se concentrarão as atividades carnavalescas. A emissão de ruídos deve estar de acordo com os níveis e horários considerados adequados e aceitáveis pela legislação vigente.

De acordo com o Iepha, deve haver policiamento ostensivo, continuo e permanente durante todo tempo das festividades. Deve haver banheiros públicos suficientes, instalados em locais adequados e afastados das fachadas dos imóveis e monumentos culturais. As prefeituras devem orientar os trajetos dos trios elétricos e carros alegóricos para que não provoquem danos ao patrimônio ou exponham a segurança dos foliões. As prefeituras devem advertir os foliões para que não lancem ou acionem serpentinas, confetes, balões, foguetes, rojões e outros adereços em direção à rede elétrica.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras