Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 29/01/2014 23:19 - Atualizada em: 30/01/2014 10:27
PM quer lançar em Lavras, projeto pioneiro no Brasil
Comando do 8º Batalhão lança projeto pioneiro no Brasil para resguardar repúblicas de estudantes durante as férias

Estudantes ouviram atentamente as explicações dos militares sobre a Rede de Repúblicas Protegidas, projeto único no Brasil. Foto: assessoria de imprensa do 8º Batalhão

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

No ano passado foram registrados 9 roubos a repúblicas de estudantes em Lavras, este mesmo número foi registrado em 2012, devido a isso a Polícia Militar, dentro do planejamento estratégico elaborado para este ano, busca ampliar sua malha protetora, através da criação de redes com a comunidade. A Unidade já possui a Rede de Vizinhos Protegidos e a Rede de Instituições Financeiras Protegidas, que surtiu efeito e reduziu, e em alguns locais, terminaram com os furtos e roubos.

Baseado no modelo das redes de vizinhos e bancárias, o 8º Batalhão propõe agora a criação da Rede de Repúblicas Protegidas, esta iniciativa é a única do Brasil. A rede é baseada na já existente com vizinhos, porém, segundo o comandante do 8º Batalhão, tenente coronel Antônio Claret dos Santos, a nova rede terá a utilização de tecnologias da informação comumente utilizadas pelos estudantes, tais como Facebook e o aplicativo para smartfone WhatsApp.

Para que os estudantes tomassem conhecimento sobre a iniciativa pioneira no Brasil, a Polícia Militar reuniu, no início da noite de ontem, terça-feira, estudantes de diversas repúblicas da cidade. Foram convidadas 150 repúblicas, 31 estudantes compareceram a reunião.

Foi apresentada a eles a estatística de crimes contra repúblicas, um índice baixo, porém, que preocupa as autoridades policiais. Foi explicado aos estudantes que o 8º Batalhão tem um planejamento voltado a atender grupos vulneráveis, como mulheres, idosos e crianças, e que as repúblicas no período de férias tornam-se um grupo vulnerável, que merecem atenção especial da Polícia Militar.

As repúblicas que aderirem ao projeto terão afixadas nas fachadas, uma placa de identificação. A própria placa, como acontece na Rede de Vizinhos Protegidos, já intimida a ação de marginais. No período de férias, a Patrulha Universitária, que já atua no policiamento da Universidade Federal de Lavras (Ufla), percorrerá estes endereços, notificando através de folheto próprio, os estudantes sobre a situação do imóvel.

Os estudantes participantes da Rede também poderão ter contatos direto com a Polícia Militar através de um facebook privativo, ou através de WhatsApp, recebendo informações, mesmo no período de férias, sobre a segurança de suas repúblicas.

A idéia foi bem aceita pela comunidade estudantil presente ao evento, que se comprometeu não somente a participar, como também mobilizar outras repúblicas da cidade. Nova reunião foi agendada para quarta-feira, dia 5. A Polícia Militar espera a participação de um número maior de repúblicas nesta próxima reunião.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras