Imagem ilustrativa extraída do blog do vereador Amaral, da cidade de Iaçu/BA
O setor ferroviário no Brasil entrou em decadência a partir da segunda metade do Século 20, mas a presidente Dilma Rousseff voltou a investir nas estradas de ferro e atualmente está em fase de estudos para implantar novos trens regionais de curta distância. Segundo uma nota enviada à imprensa nesta segunda-feira, o Ministério dos Transportes estuda a possibilidade de reativar 14 trechos de curta distância no Brasil.
Os trechos que poderão ser reativados e que estão sendo analisados somam quase 2 mil quilômetros e a proposta, segundo a nota, é permitir a ligação ferroviária entre municípios distantes até 200 quilômetros. Uma das linhas que poderá ser reativada é a que liga Lavras a Varginha. Além de outras como: Montes Claros a Janaúba; Uberlândia, Uberaba, Araguari e Araxá.
O governo de Dilma Rousseff tem como carro-chefe do programa de retomada ferroviária, o trem de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo-Campinas. O Brasil, segundo a nota, encara o desafio de voltar a investir em um transporte que foi deixado de lado em nome da priorização da indústria automobilística. O projeto de retomada é em parte ousado e em parte conservador. De acordo com o Ministério dos Transportes, a intenção é criar uma malha de TAV ligando São Paulo a Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Goiânia também é uma possibilidade.
Euler Costa Sampaio, coordenador do projeto de Trens Regionais de Passageiros do Ministério dos Transportes, deverá se reunir com os prefeitos das cidades que poderão ser beneficiadas com o retorno dos trens de passageiros. Segundo Euler, "um estudo de reativação dos trechos foi realizado em 2002, mas ele já está desatualizado e o Brasil mudou muito de lá para cá. Vamos rearrumar esse estudo para identificar se há novas oportunidades", disse.
O novo estudo deverá ter a participação de representantes das prefeituras das cidades que poderão ser beneficiadas com a volta dos trens de passageiros. Eles serão indicados pelas cidades que serão beneficiadas com o retorno dos trens.
Na coletiva realizada pelo prefeito Marcos Cherem, na semana passada, quando foi assinado o contrato para a construção de uma segunda passagem sob a linha férrea da Zona Norte, quando foi questionado por um representante de um órgão de imprensa da cidade sobre o que deveria acontecer com o prédio da estação municipal, se para a realização da obra seria necessária a demolição do prédio, Cherem disse que não, que o prédio da estação seria preservado e que seria restaurado e que abrigaria, entre outros, o Museu Ferroviário de Lavras.
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