Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 25/01/2014 14:09 - Atualizada em: 26/01/2014 11:18
A primeira emissora de rádio de Lavras completa 67 anos neste domingo
A rádio Cultura é a mais antiga emissora de Lavras, são 67 anos de história

Imagem extraída do site do Museu da Imagem e do Som

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Amanhã, domingo, será uma data importante para as comunicações da cidade, isso porque a Rádio Cultura estará completando 67 anos, são 67 anos de história. A iniciativa foi do empresário Paulo de Castro, ela foi inaugurada no dia 26 de janeiro de 1947 com o nome de Rádio Cultura D'Oeste de Lavras, com o prefixo ZYI-6, sendo seus primeiros locutores Eucídio Grandi e Wanderley Valeriano, como técnico, Walter Mendes dos Santos, conhecido por Nato.

A emissora já funcionou em diversos pontos da cidade, inicialmente foi na rua Barão do Rio Branco, depois foi mudando para outros pontos, como na rua Benedito Valadares, ao lado do antigo Bar Tujague, na rua Getúlio Vargas, em cima da antiga Casa Juca Procópio, na rua Manoel Alves, no prédio do antigo Centro Acadêmico e em outros locais.

A emissora teve também programas de auditório, um deles foi o "Domingo do Guri", apresentado por José Matiolli, o "Juca Matiolli", pai do Claret Matiolli, incentivador da Escola de Música de Lavras. Foi numa dessas apresentações no "Domingo é do Guri" que uma garota se revelou: Vanderléia Salim, que mais tarde se tornou a "Ternurinha da Jovem Guarda". Vanderléia cantou também no palco do antigo Theatro Municipal.

Na década de 80 a rádio foi adquirida pelo empresário Carlos Alberto Pereira, foi quando ganhou uma sede própria, na rua Rui Barbosa. A emissora inaugurou sua sede própria no dia 30 de junho de 1989. Com a concentração dos escritórios do Grupo CAP, a emissora foi transferida para a praça Leonardo Venerando, no antigo prédio da Caixa Econômica Estadual, no edifício denominado "Álvaro Botelho", onde permanece até hoje.

Entre os fundadores da primeira emissora de rádio de Lavras está Leon Jofre Avayou, filho de Henrique Avayou e Maria Novaes Avayou. Jofre foi um dos cidadãos mais prestantes que Lavras teve, como membro da Loja Maçônica Deus e Caridade VIIª, inúmeros serviços prestou àquela instituição. Foi policial militar, escrivão de polícia, provedor da Santa Casa de Misericórdia, diretor da Casa de Saúde Paulo Menicucci, presidente da Liga Esportiva, presidente do Lavras Tênis Clube, um dos responsáveis pela reativação do Aero Clube e um dos responsáveis pela vitória de Lavras no programa Cidade contra Cidade, na extinta TV Tupi. Jofre morreu aos 61 anos em 25 de agosto de 1980.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras