Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 23/01/2014 13:32 - Atualizada em: 23/01/2014 18:40
Prédio centenário de Lavras está sendo restaurado
Obra de restauração da Casa da Cultura já começou e, em 90 dias, o prédio centenário será entregue a comunidade restaurado

Fachada do casarão centenário está em reforma desde segunda-feira, dia 20. Foto: Ascom/PML

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Lavras tem algumas construções centenárias, como o casarão da família Franklin Alves de Azevedo, hoje Casa Rosada; o prédio da Plim, na praça Leonardo Venerando; a Casa da Cultura e a Igreja do Rosário, sendo esta última a mais antiga edificação da cidade, com mais de 250 anos.

Destas construções, existem registros antigos apenas da igreja, as demais pouco ou quase nada se sabem. O registro histórico mais antigo que se tem da Casa da Cultura é datado de 1842, em documentos que estavam no Fórum de Lavras e hoje estão em Campanha, neles o prédio é citado como local onde se reuniam os revoltosos da Revolução Liberal, de 1842.

O majestoso casarão pertenceu a família do alferes Francisco Alves de Azevedo e foi adquirido pelo agente executivo Pedro Salles em 12 de março de 1907. O documento de compra do casarão foi assinado por Pedro Salles e os herdeiros do Alferes: Augusto Alves de Azevedo e sua esposa, Adélia Alves de Azevedo e Henriqueta Alves de Azevedo. O casarão foi adquirido para nele ser instalado o fórum. Além do fórum, funcionou naquele casarão a agencia dos correios. Os correios estavam crescendo muito e necessitou ocupar todo o andar térreo do casarão.

Para se ter uma ideia, um ano antes da aquisição do prédio, os correios de Lavras publicou na imprensa o movimento de 1906. Naquele ano foram expedidos 12.931 mil cartas; 2.051 mil bilhetes postais; 2.089 mil impressos; 2.539 mil jornais; 8 amostras; 4 manuscritos; 659 ofícios; 40 maços; 1.262 mil malas e 1.318 mil registrados. A Agencia recebeu durante o ano, segundo a imprensa, 11.844 mil cartas; 821 bilhetes postais; 635 impressos; 1.965 mil jornais; 12 amostras; 140 manuscritos; 446 ofícios; 40 maços; 1.400 mil malas e 2.931 mil registrados.

Depois dos correios, instalaram naquele casarão diversos serviços, como o de radiotelegrafia, prefeitura, Câmara Municipal e finalmente a Casa da Cultura. No passar dos anos o prédio foi se deteriorando e diversas reformas foram feitas. Algumas descaracterizaram o casarão, como a construção de uma nova escadaria em seu interior, que foi colocada na década de 20. Agora o prédio está sendo reformado mais uma vez e a reforma se concentrou na fachada, isso porque ela apresentou rachaduras e abatimento nas janelas e portas.

A reforma começou esta semana, no dia 20, segunda-feira, e deverá ser concluída em 90 dias. De acordo com o cronograma da obra, inicialmente será feito um escoramento do telhado e do piso do andar superior. Em seguida, serão retiradas todas as esquadrias, portas e janelas para que parte da fachada seja cuidadosamente avaliada. O passo seguinte será a construção de pilares e colunas de sustentação da parede. Por fim, o serviço de acabamento irá restaurar as características arquitetônicas originais.

Além da reforma da fachada, será feito também uma revisão geral das molduras de todas as portas e janelas do prédio, já que algumas correm o risco de se soltarem e cair, como já ocorreu, num trabalho preventivo que irá evitar qualquer tipo de risco para os pedestres que passam pelo local, um dos mais movimentados do centro da cidade. A obra está orçada em R$ 102.073,79 e será custeada com recursos próprios do município.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras