Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 22/01/2014 11:41 - Atualizada em: 22/01/2014 15:30
Fatos ocorridos em 22 de janeiro que merecem ser lembrados pelos lavrenses
Dia 22 de janeiro, o dia em que Lavras se emocionou com a voz do maior tenor brasileiro, chorou a morte de um herói e aplaudiu o Ministro do Planejamento

Vicente Celestino, "a voz de ouro do Brasil". Fotografia extraída do site do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Hoje é dia 22 de janeiro, um dia comum para os lavrenses, mas se for buscado na história da cidade é possível  descobrir fatos interessantes ocorridos neste dia, como a presença do maior tenor brasileiro no palco do Theatro Municipal, Vicente Celestino.

Vicente Celestino veio a Lavras acompanhado dos músicos Rogério Guimarães e Luiz Bittencourt e o público lotou as dependência do teatro. Naquela noite de 22 de janeiro de 1941, o notável tenor surpreendeu a todos dispensando o uso de microfones para cantar, sua voz possante encantou os lavrenses. Durante a carreira, conquistou o público feminino tanto por sua voz de tenor, quanto por sua bela estampa de galã.

Foi também num dia 22 de janeiro, desta vez de 1945, que os lavrenses choraram a morte de um herói. Em defesa da liberdade e dos ideais da humanidade, morreu heroicamente no teatro de operações da Itália, o cabo Joaquim Severino, o primeiro lavrense a derramar seu sangue em favor da Pátria ultrajada. Mais dois outros também morreram em outras datas: Joaquim Onílio Borges, em abril de 45 e José Antônio dos Santos, em fevereiro do mesmo ano; ambos eram soldados.

Muitos anos se passaram e, no dia 22 de janeiro de 1988, um lavrense assume o Ministério do Planejamento, foi João Batista de Abreu. Ele foi ministro de uma das mais importantes pastas do governo do ex-presidente José Sarney, ocupando o cargo até o dia 14 de março de 1990. Uma curiosidade: no governo de José Sarney dois lavrenses ocuparam ministérios: João Batista de Abreu, no Planejamento, e José Hugo Castelo Branco, no Ministério da Indústria e Comércio.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras