Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/01/2014 08:25 - Atualizada em: 20/01/2014 15:06
Os "Marungos" se encontraram na principal praça de Lavras - veja fotos
Um domingo colorido e com muita música, assim foi o Encontro das Embaixadas de Reis na praça Augusto Silva

O Encontro foi realizado na praça Augusto Silva na manhã deste domingo. Fotos: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Secretaria Municipal de Cultura vem desenvolvendo um trabalho que certamente vai inserir Lavras de forma definitiva no eixo cultural de Minas Gerais. No ano passado foi desenvolvida mais de 400 atividades culturais na cidade, uma iniciativa inédita do governo municipal: investir na cultura através da música, dança, teatro, atividades folclóricas e outros, tendo como cenário não apenas a principal praça da cidade, mas outros locais, como a Rua da Seresta, que é apresentada na Zona Norte da cidade, e a Rua da Seresta Itinerante, que percorre os bairros de Lavras.

A secretária Maria Luíza Victorino de Andrade tem uma equipe pequena, talvez seja a menor equipe de uma secretaria municipal em Lavras, mas desenvolve um trabalho que tem elevado o nome da cidade. Todos os domingos são realizados diversos eventos culturais na principal praça de Lavras, além de atividades culturais que são realizadas durante a semana, que podem ser facilmente acompanhadas através de uma página criada na rede social Facebook, a Lavras Cult.

Neste domingo a praça Augusto Silva foi palco de uma das mais ricas manifestações culturais de Minas: apresentações de Embaixadas de Reis, uma atividade trazida da Europa pelos portugueses no período da colonização. A praça ficou repleta de pessoas de todos os cantos da cidade e cinco Embaixadas de Reis se apresentaram para os lavrenses: Embaixada de Santos Reis Cidinha e Simão, Mensageiros da Paz, Companhia de Reis Estrela do Amanhã, Embaixada de Reis Lázaro e Maria, e Família Barbosa.

O teatrólogo Ricardo Calixto, chefe de Divisão de Artes da Secretaria Municipal de Cultura, foi responsável pelas apresentações das embaixadas, ele abriu as apresentações convidando a secretária Maria Luíza Victorino Andrade para falar sobre o evento. A Secretária destacou a importância da preservação das manifestações culturais e enalteceu o apoio que sua Secretaria tem recebido do Governo Municipal. Em seguida, Calixto convidou a primeira embaixada a se apresentar: a Cidinha e Simão.

Após a primeira apresentação foi a vez da Embaixada Cidinha e Simão, depois foi a vez da Mensageiros da Paz, depois aEstrela do Amanhã, em seguida, a Lázaro e Maria e o evento foi encerrado com a apresentação da Embaixada de Reis Família Barbosa.

 

Embaixada Cidinha e Simão

A Embaixada Cidinha e Simão foi fundada há 86 anos, em 1928, por José Miguel de Oliveira, conhecido como "Cachoeira". Suas apresentações começaram na zona rural, na comunidade do Engenho da Serra, onde o grupo havia sido formado. José Miguel tinha cinco filhos. Com seu falecimento, sua filha Cidinha e seu esposo Simão tomaram a frente e persistiram na tradição, que se estende até os dias de hoje.

 

Embaixada Mensageiros da Paz

A Embaixada de Reis Mensageiro da Paz foi fundada em 1994, completando este ano 20 anos de fundação. Seus fundadores foram: Paulo Bernardo, Antônio Souza Andrade, Valdemar Afonso e Antônio Carlos. Iniciou-se com 28 componentes e hoje somam 40 integrantes, sendo 12 mulheres e 28 homens. Compõe-se de 2 Embaixadores: João Batista Rossi e Antônio Pinheiro. A Embaixada continua com outra direção para manter a tradição. Antônio Souza continua como colaborador. A direção hoje é formada por João Batista Rossi e Lázaro José de Souza, e coordenada por Antônio Pinheiro.

 

Companhia de Reis Estrela do Amanhã

Companhia de Reis Estrela do Amanhã é do bairro São Vicente, ela foi fundada em 2002 por um grupo de pessoas que se reuniu na residência do casal João Vicente da Silva e Lazara Batista Silva. Uma das primeiras providências foi confeccionar a Bandeira da Embaixada Estrela do Amanhã. Depois de pronta, ela foi levada até a Matriz de Sant'Anna, onde o padre Iliseu Schneider a abençoou para dar início a primeira jornada. Em 2005 ela gravou seu primeiro CD. Depois disso ela se apresentou em diversas cidades mineiras e em paulistas, como Batatais e Brodowski. Em 2011 gravou seu primeiro DVD na cidade de Batatais (SP), onde foi homenageada.

 

Embaixada Lázaro e Maria

Uma família que mantém uma tradição que vem passando de geração em geração,. Lázaro e Maria tem diversos filhos, quase todos são músicos conhecidos na cidade, parte deles integram a Embaixada de Reis, que este ano inovou com a participação de um dos melhores pistonistas do Sul de Minas: Walmir Machado de Oliveira. A Embaixada de Reis Lázaro e Maria foi a que mais interagiu com o público, os marungos  brincaram com as pessoas que estavam apreciando a apresentação nesta manhã de domingo na praça. Ela representou a cidade de Ribeirão Vermelho. O casal é muito conhecido e querido em Lavras.

 

Embaixada Família Barbosa

Esta é a mais antiga Embaixada de Reis de Lavras, ela foi criada há mais de 90 anos, e é a mais conhecida das embaixadas da região. A tradicional Família Barbosa vem mantendo a tradição e passando os conhecimentos de geração em geração. Atualmente a Embaixada de Reis Família Barbosa está sob o comando de Walter Barbosa, que é também presidente da Associação das Embaixadas de Santos Reis de Lavras. Walter é um incentivador da cultura e do folclore de Lavras, ele é militar reformado e tem um vasto conhecimento sobre a história do folclore lavrense.

Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias em tamanho real:

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras