Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 16/01/2014 15:44 - Atualizada em: 17/01/2014 08:58
Rio Grande: a caixa d'água de 13 hidrelétricas está com nível de água muito baixo
Nível da água do rio Grande está baixo, e atingiu o pior nível dos últimos dez anos

Hidrelétrica do Funil no rio Grande, na divisa de Lavras, Perdões, Bom Sucesso, Ijaci e Ribeirão Vermelho. Foto extraída do site Alma do Rio

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Janeiro normalmente é um mês de muita chuva, acontece que desde 2005 o nível de chuvas tem diminuído na região e a falta d'água tem trazido prejuízos para todos, prejuízos na agricultura, no abastecimento e, agora, a falta d'água na região desenha um quadro nada bom para o consumidor: o nível do rio Grande está muito baixo e atingiu o pior nível nos últimos dez anos, com isso, coloca em risco o abastecimento de energia elétrica, já que as águas do rio Grande movimentam 13 hidrelétricas.

Na região de Lavras, duas usinas já sentem os reflexos da diminuição do nível d'água: a Hidrelétrica do Funil e a Hidrelétrica de Camargos, em Itutinga. Na Hidrelétrica do Funil, os técnicos tomaram uma medida extrema: reduziram a geração de energia e esta medida poderá ser tomada também pela Hidrelétrica de Camargos.

Para se ter uma ideia, a redução no Funil representa, em números, energia suficiente para atender a 150 mil pessoas. Foi desligada uma unidade geradora de energia e cada uma gera, no mínimo, 25 megawatts de energia elétrica.

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) alega, baseada em estudos metereológicos, que até o final de janeiro a chuva virá com mais intensidade na região e com isso, aumentará a calha do rio Grande, que funciona como uma caixa d'água para 13 hidrelétricas, que por sua vez abastecem o Sistema Nacional de Energia Elétrica.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras