Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 16/01/2014 09:26 - Atualizada em: 16/01/2014 13:11
Mina d'água foi interditada em Lavras; sua água foi considerada imprópria para consumo
Uma mina d'água que foi alvo até de peregrinação no final do século XIX, foi interditada pela Vigilância Sanitária

 

A água da mina foi canalizada e construída uma lavanderia, que há muito tempo foi fechada, mas a água continuava sendo coletada por moradores. Foto: Ascom PML

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Uma das minas d'águas mais conhecidas da cidade, a "Mina Santa", como era conhecida a mina que hoje serve os moradores do bairro Novo Horizonte e final da rua 14 de Agosto, foi interditada pela Vigilância Sanitária, isso depois de um laudo expedido pela Superintendência Regional de Saúde, que atestou que a água que corre por uma bica na entrada do bairro está imprópria para o consumo humano.

O laudo foi emitido depois de uma fiscalização dos agentes da Vigilância Sanitária que constataram, através de amostras d'água, a presença de coliformes fecais e Escheria Coli. De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde no ano passado, foram registrados 185 casos de toxinfecção gastrointestinal no bairro e seis casos de hepatite.

O mais antigo registro que se tem em Lavras sobre aquela mina é de 14 de outubro de 1896, no qual, segundo o professor Firmino Costa, "várias pessoas afirmam ter visto uma figura que irradiava uma luz cintilante próxima a uma mina no lugar denominado estrada do ribeirão da Água Limpa, a que seu deu o nome de Santa, provocando uma corrida aquele ponto". Portanto, de acordo com este registro, aquela mina serve aos moradores há pelo menos 118 anos.

Ela será lacrada pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Meio Ambiente por oferecer riscos graves à saúde da população. A nascente será preservada, mas o local de coleta da água pelos moradores será vedada.

Em nota, o Governo Municipal comunicou os moradores sobre a medida extrema, a de fechar a mina, e fez um alerta: "doenças como Diarréia, Febre Tifóide, Hepatite A, Parasitoses, Cólera, Rotavírus e Noravírus são mais frequentes quanto maior for à população que faz uso de águas contaminadas. O risco de contaminação por micro-organismos é ainda maior em crianças e idosos e pode levar à morte em poucos dias".

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras