Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 15/01/2014 23:19 - Atualizada em: 16/01/2014 11:09
Domingo tem encontro de Embaixadas de Reis em Lavras
"Salve o Divino Espírito Santo, oia. Salve o Divino Espírito Santo, oiá. O Divino Espírito Santo, chegou aqui nesta morada, veio o guia da bandeira, na poeira da estrada, veio trazer sua benção"

Embaixada de Reis "Mensageiros da Paz", do bairro Lavrinhas, em Lavras. Foto ilustrativa: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Neste início de ano, as ruas das cidades do interior ficam coloridas pelas roupas dos integrantes das Embaixadas de Reis, elas saem às ruas para visitar casas e propriedades rurais, levando oração e muita música. A festa é uma homenagem aos três reis magos. Em Lavras esta tradição existe há mais de 150 anos. Os "marungos", como são chamados os foliões, chegam aos locais ao som da viola caipira, cantam versos e orações, um repertório cheio de emoção e religiosidade.

A coreografia segue o ritmo da música e o  ritual se repete toda vez que a companhia chega num lugar diferente. A anfitriã recebe a bandeira de Santos Reis e convida os integrantes para entrar e abençoar mais uma moradia.

A Embaixada de Reis, ou Folia de Reis, é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades.

Neste domingo, dia 19, os lavrenses terão a oportunidade de assistir as apresentações destas embaixadas, já que por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, será realizada a partir das 10h, na praça Augusto Silva, um encontro das Embaixadas de Reis, uma forma de manter viva uma das tradições centenárias de Lavras.

"Vou benzer a sua esposa, seu irmão e seu sobrinho, agradeço a sua esmola, vou seguir o meu caminho. Salve o Divino Espírito Santo, oia, o Divino vai se embora, muita gente está chorando, esta triste despedida, a bandeira estão beijando, bandeireiro se despede, as violas estão tocando, o Divino vai se embora pra voltar no outro ano".

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras