Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 15/01/2014 12:21 - Atualizada em: 15/01/2014 17:46
Ufla receberá profissionais africanos para curso de aperfeiçoamento e capacitação
Profissionais de Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe farão curso de aperfeiçoamento e capacitação na Universidade Federal de Lavras em março

Vista parcial do campus da Universidade Federal de Lavras. Foto: Ascom/Ufla

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), Instituto Brasileiro de Algodão (IBA) e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC), estará oferecendo, em março, um curso de aperfeiçoamento de Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão, para 30 profissionais africanos dos países de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Os africanos ganharão uma bolsa no valor de R$ 2 mil durante o período do curso, além das passagens aéreas, seguro viagem e custeio das despesas de hospedagem e alimentação. Este curso de transferência de conhecimento na cultura do algodão faz parte de uma das ações acordadas entre Brasil e Estados Unidos, relativo ao contencioso do algodão na Organização Mundial de Comércio (OMC).

O Brasil detém uma tecnologia avançada, entre outras, na cultura do algodão, e muito desta tecnologia foi desenvolvida na Universidade Federal de Lavras. A Ufla participou ativamente, na década de 70, na gestão do ex-ministro, ex-aluno, ex-professor e ex-diretor Alisson Paulinelli, do plano estratégico para desenvolver o setor agrícola, foi nesta época que surgiu a Embrapa, que desenvolveu a tecnologia da cultura do algodão no serrado brasileiro.

O algodão é um dos mais importantes produtos agrícolas do mundo, representando uma grande parcela da economia de muitos países, gerando emprego e renda a milhares de agricultores familiares africanos.

O Brasil possui ampla e consolidada experiência no desenvolvimento e transferências de tecnologias, para a cultura do algodão, além de possuir uma larga experiência em economia solidária, enquanto forma de reorganização social de várias esferas da ação humana, que tem se expandido nas últimas décadas e assumido várias formas e configurações.

A Rede Solidária do Algodão Agroecológico, por exemplo, é uma rede que atua desde a produção do algodão até a confecção e comercialização das roupas e acessórios. Ela existe no Ceará e o modelo já se expandiu para o resto do País.

São esses conhecimentos que a Universidade Federal de Lavras quer passar aos africanos dos países que enviarão, em março, 30 profissionais, eles serão, em seus países, responsáveis pela transferência da tecnologia que aprenderam em Lavras.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras