Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 03/10/2010 14:10 - Atualizada em: 04/10/2010 12:21
PLANTÃO ELEIÇÕES 2010 (Boletim n.06): Promotor Eleitoral cumprimentou eleitor de 102 anos pelo exemplo de cidadania
(14h10) - Mesmo sem a obrigatoriedade, muitos fazem questão de contribuir com seu voto no processo eleitoral. José Torres votou e foi cumprimentado pelo Promotor Eleitoral.

     

        Promotor Aécio Rabelo cumprimentando o eleitor José Torres, de 102 anos

 

Ele pode não ser o homem mais velho do Brasil, mas seguramente é um dos mais antigos eleitores brasileiros. José Torres cumpre este ritual desde 1928, quando votou pela primeira vez, só não lembra em quem votou naquela época, mas disse que o voto era bem diferente do que é hoje. Segundo ele, o eleitor chegava, apresentava o título, assinava o livro e depois caminhava até a urna para depositar o voto, que já vinha pronto de casa, depois pegava o título carimbado, o que provava que ele havia votado.

O eleitor colocava o envelope na urna de votação, que era de madeira. Dentro do envelope estavam às cédulas que os eleitores recebiam dos candidatos. A contagem era manual e o resultado da eleição demorava dias, dependendo da eleição, até mais de um mês. Em muitas regiões do país a apuração era irregular, eram as regiões onde a lei dos mais fortes prevalecia.

O exemplo de cidadania que o eleitor José Torres deu na manhã de hoje, lhe valeu os cumprimentos do Promotor Eleitoral Aécio Rabelo. Mesmo fazendo parte de uma faixa etária cujo voto é facultativo, aos 102 anos ele faz questão de exercer seu direito à cidadania, o que chamou a atenção do Promotor.

Além do Promotor Aécio Rabelo, todos os que estavam na fila de votação da seção 56, da escola municipal Álvaro Botelho, onde José Torres vota há anos, fizeram questão de cumprimentá-lo. "Estou impressionada com o exemplo deste homem", disse a enfermeira Maria Amélia Pereira, eleitora de 52 anos. "Se eu viver o tempo que ele vota, vou ficar feliz" disse brincando a enfermeira.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras