Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 09/01/2014 22:27 - Atualizada em: 10/01/2014 09:05
Dado assustador: risco de morte por afogamento é 200 vezes maior que em acidentes de trânsito
O tempo de submersão da vítima de afogamento é determinante. O cérebro resiste a apenas três minutos sem oxigenação

Foto ilustrativa: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Um dado impressionante foi divulgado hoje pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a de que, se levado em conta o tempo de exposição ao perigo, os afogamentos representam um risco de morte 200 vezes maior que os acidentes de trânsito.

A informação foi repassada à imprensa devido ao fato de que 25 pessoas já morreram afogadas em piscinas, cachoeiras, rios e lagoas de Minas Gerais. Estatisticamente, o afogamento aparece como uma das principais causas de morte no Brasil.

Em 2011, este tipo de acidente ocupou o segundo lugar entre as causas gerais de óbito entre crianças de um a nove anos de idade. Além disso, é a terceira causa de morte entre crianças e jovens de 10 a 19 anos. Em todo o país, sete mil pessoas morreram em razão de afogamentos, o que representa uma média de 21 mortes por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, os números são ainda mais impressionantes: 500 mil óbitos anuais, de um total de 10 milhões de afogamentos.

Na região de Lavras, três pessoas já morreram este ano por afogamento: uma em Cana Verde, outra em Itutinga e uma em Ribeirão Vermelho, nos dois últimos casos as vítimas residiam em Lavras.

Ontem, quarta-feira, dia 8, mais uma pessoa morreu afogada no Sul de Minas, foi em Baependi. Um rapaz de 19 anosnadava com um amigo quando mergulhou e desapareceu nas águas do rio Baependi. Os bombeiros fizeram buscas no rio até a noite de quarta-feira e hoje, quinta-feira, as buscas continuaram.Até o momento, nove pessoas morreram afogadas nos primeiros dias de 2014 no Sul de Minas.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras