Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 02/01/2014 15:50 - Atualizada em: 03/01/2014 21:30
Retrospectiva 2013 - Janeiro
Estamos nos aquecendo ainda para enfrentarmos uma nova batalha, um novo ano, antes porém, vamos relembrar as principais notícias de 2013

Imagem ilustrativa

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O ano que findou foi regular para alguns e ruim para outros, mas muito bom para a grande maioria dos lavrenses. Durante o ano registramos fatos que certamente vão refletir nos próximos anos, no futuro da cidade e na vida de seus moradores, como a expansão da Universidade Federal, por exemplo, além da implantação do Parque Tecnológico de Lavras, o Lavrastec.

Na política foi um ano difícil para o Executivo, um ano em que aqueles que perderam a eleição não se conformaram e tentaram - e ainda tentam – assumir o cargo.

No Legislativo, alguns daqueles que deveriam legislar e fiscalizar o Executivo, se empolgaram com o cargo e agiram como crianças, brigando e expondo colegas ao ridículo diante das câmeras de televisão. Alguns tomaram atitudes em defesa de interesses de uns poucos em detrimento dos interesses da comunidade.

Por outro lado, os lavrenses viram mitos desabarem, empresários que se julgavam donos da cidade sendo levados para a cadeia. Pessoas que acreditavam que o dinheiro estava a frente de tudo e de todos, dinheiro que comprava autoridades corruptas e afrontava a população. O desmonte dos mitos nos faz parar a pensar que ainda existe esperança, que ainda existe homens que não se encantam com o dinheiro sujo.

Neste 2013 também foi visto que as drogas estão solapando a sociedade e destruindo famílias e o crime ganhando força em decorrência da impunidade. A lei que pune um policial é a mesma que afaga bandidos, desprestigiando o trabalho das polícias.

Se registramos tudo isso é porque acreditamos que esse é o trabalho da imprensa e para que você possa refletir sobre tudo que aconteceu, que publicaremos a Retrospectiva de 2013. Confira as publicações que serão postadas mês a mês. Feliz 2014.

 

Janeiro

Nasce às 8h10 na Santa Casa de Lavras, o primeiro bebe de 2013. Valentina Alves Mamede veio ao mundo pelas mãos do médico obstetra Luiz Hermano e a menina foi assistida pela médica pediatra Silvana Haddad. Valentina foi a segunda filha do casal Thais Alves Mamede e Rafael Vespasiano da Silva, moradores do bairro Cruzeiro do Sul.

São empossados Marcos Cherem e Aristides Silva Filho, o "Tide". Antes da posse oficial na prefeitura, foram empossados também os vereadores. Marcos Possato foi eleito presidente da Câmara Municipal.

O prefeito Marcos Cherem anula o concurso da prefeitura que estava em andamento, o concurso estava em discussão na justiça.

A primeira chuva do ano foi um forte temporal que desabou sobre Lavras, ela trouxe destruição para uma família que morava na rua Major Alves Pinto, as águas invadiram a casa destruindo móveis e derrubando paredes.

O vereador Marcos Possato devolve ao Executivo a quantia de R$ 425 mil, dinheiro repassado ao Legislativo. O dinheiro foi para poder auxiliar o prefeito Marcos Cherem a quita a folha de pagamento da prefeitura.

Um galpão de estocagem de produtos reciclados pega fogo na estrada rural da Serrinha e o Corpo de Bombeiros gastou cinco horas para debelar as chamas. Ninguém se feriu.

Ganha repercussão nacional o primeiro homicídio do ano em Lavras, o do servidor federal Amauri Cléo Matos. O corpo do servidor foi encontrado às margens da BR-265 por um policial militar. As polícias Civil e Militar rapidamente resolveram o caso e o assassino - um menor de 17 anos, foi detido. Os delegados Lucas Romão e Emílio de Oliveira e Silva desvendaram o caso.

Membros do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam a praça de pedágio na rodovia Fernão Dias, a BR-381, em Santo Antônio do Amparo. A ocupação foi pacífica e durante cinco horas motoristas passaram por aquela praça sem pagar.

O promotor Dimas Messias de Carvalho grava programa para a TV Justiça, em Brasília. O promotor Dimas se tornou conhecido em todo o Brasil devido às publicações de seus livros jurídicos, o que fez dele uma das figuras marcantes nos grandes encontros e conferências de justiça em todo o país.

O vereador José Henrique Rodrigues declara sua pretensão de apresentar um projeto de lei para reduzir o número de cadeiras no Legislativo Municipal para a próxima legislatura.

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) promovem uma manifestação pacífica contra a violência e para lembrar o servidor Amauri Cléo Matos, vítima do primeiro homicídio em Lavras.

A família Torres se reúne no dia 28 de janeiro para comemorar o aniversário de José Torres, o "Seu Zé da Sulamérica", que completou 105 anos. José Torres foi uma figura de destaque na eleição de outubro em Lavras, isso porque ele cumpriu o seu compromisso com a Justiça Eleitoral, um ritual que seguiu durante toda sua vida. José Torres nunca deixou de votar.

Uma tragédia se abateu sobre o Brasil: em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, uma boate pega fogo e mata 242 jovens e deixa centenas feridas, entre os feridos haviam três pessoas de Nepomuceno. O prefeito de Lavras, Marcos Cherem, decretou luto oficial por três dias, pelas mais de duas centenas de mortes no Sul de Brasil.

 

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras