Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Desenvolvimento /


Publicada em: 18/12/2013 17:49 - Atualizada em: 19/12/2013 08:43
Caminho alternativo para o Nova Era II foi concluído nesta quarta-feira com o apoio da FCA - veja fotos
Prefeitura abre caminho alternativo para moradores do bairro Nova Era II, e interdita a ponte que dá acesso ao bairro para construir outra

 

 

 

Prefeitura abriu a rua e funcionários da FCA terminaram a passagem de nível que dará acesso ao bairro Nova Era II, que teve sua ponte destruída pela chuva. Fotos: Jornal de Lavras

 

 Siga-nos no Twitter: @jlavras

No primeiro domingo do mês de dezembro, um temporal desabou sobre Lavras, provocando destruição em diversos pontos da cidade, mas foi o bairro Nova Era II que mais sofreu as consequências da chuva forte, isso porque, para se ter acesso àquele bairro, o motorista ou pedestre obrigatoriamente tem que passar por uma ponte sobre o ribeirão Vermelho, o principal curso d´água que corta a mancha urbana da cidade. O volume de água do temporal deixou descoberto um dos pilares da ponte e ela teve sua estrutura abalada.

A cabeceira da ponte chegou a abater e provocar um desnível na estrutura de concreto, isso porque a água levou o aterro da cabeceira. No dia seguinte, segunda-feira, o vice-prefeito José Aristides Silva Filho, o secretário de Obras, Thiago Vilas Boas Cardoso, e o coordenador da Defesa Civil, Antônio Caetano, estiveram no local avaliando os danos na ponte e a possibilidade de interdita-la para fazer os reparos emergenciais.

A princípio a comitiva decidiu pela interdição parcial da ponte, impedindo o acesso de ônibus e caminhões. Uma empresa especializada fez uma avaliação e constatou que não foi afetado apenas um pilar, mas todos eles e, para dar início a recuperação da ponte ou a construção de uma nova, o tráfego teria que ser totalmente interrompido. Surgiu então um problema: como fazer isso se o único caminho ao bairro necessariamente passa pela ponte.

O bairro fica entre o ribeirão, que corre numa lateral, e a linha férrea. A única opção então era fazer uma passagem de nível, abrir um caminho para que veículos e pedestres pudessem passar para o bairro vizinho, o Nova Era I. As obras começaram na semana passada: homens e máquinas da prefeitura começaram a abrir um caminho alternativo, ele prolonga a rua Mateus Mesquita Alvarenga, no Nova Era I e depois passa por cima da linha férrea e liga a rua Rita de Oliveira, no Nova Era II.

Nesta quarta-feira, dia 18, a obra foi concluída. A prefeitura terminou sua parte e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) também fez sua parte: funcionários daquela empresa trabalharam na manhã e parte da tarde desta quarta-feira instalando trilhos paralelos para facilitar a passagem de veículos, além de sinalizar o local.

Em Janeiro terão início as obras de construção de uma nova ponte para o bairro Nova Era II, bairro onde funciona o Lar e Vida "Mateus Loureiro Ticle", uma instituição de apoio aos pacientes em tratamento oncológico, e veículos que dão suporte àquela entidade, como microônibus de transporte dos pacientes e ambulâncias, são frequentes.

Clique nas miniaturas e visualize as fotografias em tamanho real:

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras