Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 15/12/2013 15:14 - Atualizada em: 16/12/2013 07:41
Carros antigos tomaram o lugar dos novos na principal praça de Lavras - veja fotos
"Chauffeur, carros de praça, carregadores de bagagens, troller de malas, garagem para reparar autos, posto de abastecimento e lubrificação de automóveis". Certamente a maioria das pessoas nem sabe o que significa isso

Colecionadores e admiradores de veículos antigos passaram horas na manhã de hoje na praça Augusto Silva, fotografando e conversando. Fotos: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Chauffer é motorista, carro de praça é táxi, carregador de bagagem, esse nem existe mais, era uma profissão que existia na época da estação ferroviária, eram os carregadores que transportavam as malas para os carros de praça. Troller de malas, esse então... era o reboque do bonde antigo, que puxava as malas para os hotéis da cidade. Garagem para reparos de autos eram as oficinas, posto de abastecimento e lubrificação de automóveis, eram os postos de gasolina de antigamente - o mais conhecido em Lavras era da família Arbex.

Os Arbexs foram pioneiros em muitos investimentos na cidade no que tange a automóveis. Foram eles que, em 2 de setembro de 1933, portanto há 80 anos, inauguraram na praça Augusto Silva, uma bomba de gasolina da Anglo-Mexican Petroleum Company Ltd, cujo representante era João Arbex & Filho.

Em 1940, no dia 28 de junho, os Arbexs inauguraram na rua Chagas Dória, o "Energina", um posto de abastecimento e lubrificação de automóveis, um investimento da família representante da Chevrolet em Lavras. Falar de automóveis e não lembrar da família Arbex, de Cyro Arbex, por exemplo, é renegar a história da cidade.

Hoje quem foi a praça Augusto Silva durante a manhã e que já passou dos 50 anos, certamente sentiu uma ponta de saudade da Lavras da época da Chevrolet do Cyro Arbex, dos motoristas de praça José Narciso Filho, Manoel Alves, José Galdino de Lima, Antônio Duarte Filho, Nestor Silvestre da Silva, Rizieri Zanoni, Vinício Valentini, José Gaio, Iracelis de Medeiros, Newton de Assis Júnior, José Calixto Filho, Geiel Silva, Benjamin Gaio, Geraldo Evangelista dos Santos, Sebastião Torres, Francisco Alvarenga Filho, Sebastião Júlio de Souza, João Fagundes Neto, Miguel Godinho, João Botelho, Domingos Gaio, Olbers Magalhães, Joaquim Botelho Rezende, Adão Alves de Paula, Geraldo Alves de Paula, José Pequeno, Jorge Nogueira, Nelson Mesquita, Luiz José de Souza e outros.

A vantagem de ter mais de 50 é lembrar de muita gente e a desvantagem é que muitos ficam de fora, porque a memória as vezes falha. Mas de qualquer forma, quem foi a praça na manhã deste domingo certamente recordou de alguma coisa, isso porque a praça hoje se transformou num museu a céu aberto: um dos lados da praça teve o trânsito fechado e diversos carros antigos foram estacionados pelos seus proprietários para que fossem apreciados pelos admiradores das antiguidades, algumas raras.

Os costumeiros frequentadores da praça nas manhãs de domingo dividiam a atenção com outros eventos que normalmente são realizados, além das barracas de artesanatos e comidas variadas.

A arte de colecionar carros antigos em Lavras começou com o conhecido artista Paulo de Oliveira Alves, o "Paulinho do Piano", como era conhecido o restaurador de pianos. Paulinho faleceu, mas um de seus filhos mantém a tradição e continuou a preservar os automóveis antigos. Hoje alguns deles estavam expostos na praça.

O 4º Encontro de Veículos Antigos de Lavras começou às 8h e o evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, dos poderes Executivo e Legislativo, da Polícia Militar e da Sumtrans (Superintendência Municipal de Trânsito).

Clique nas miniaturas e visualize as fotografias em tamanho real:

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras