Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 10/12/2013 15:20 - Atualizada em: 10/12/2013 22:34
Ufla é a segunda melhor universidade do Brasil, na avaliação do IGC do MEC
Ufla consolida posição no grupo de instituições de excelência como a 2ª melhor universidade do Brasil

Édila Von Pinho e José Roberto Scolforo, vice-reitora e reitor, respectivamente, da segunda melhor universidade do Brasil. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O Ministério da Educação (MEC), divulgou na sexta-feira, dia 6, o resultado de sua avaliação de indicadores de qualidade da Educação Superior e a Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi considerada, pelo MEC, como a segunda melhor universidade do Brasil. Com esse resultado, a Ufla se mantém no grupo de instituições de excelência, com conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Foram avaliadas 2.171 mil instituições de ensino superior no Brasil, entre universidades, faculdades e institutos públicos e privados. O índice é elaborado anualmente com base na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo notas para a infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e desempenho dos estudantes. O índice considera o triênio antecedente à data de divulgação.

A base para se calcular o IGC é feito pela média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação. O CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

A nova classificação da Ufla, pulando de terceiro lugar para segundo lugar, foi comemorada pelo reitor José Roberto Scolforo e sua equipe. Scolforo falou sobre o desempenho da Ufla no IGC, para ele, o resultado reforça o acerto na condução das políticas acadêmicas até agora implementadas e o comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que os critérios de qualidade sejam persistentemente buscados e alcançados.

O professor Scolforo ressaltou ainda que o segredo está no conjunto, na capacitação e na valorização das pessoas. "O desempenho da Ufla deve ser recebido com imenso orgulho, pois significa o reconhecimento do esforço, competência e dedicação de seus servidores, técnicos administrativos, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, comprometidos em galgar um novo patamar de excelência".

Este é o quarto ano consecutivo que a Ufla está na frente de todas as universidades mineiras e ocupa um lugar de destaque no pódio no ranking nacional com valor de IGC contínuo de 4,23, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 4,28.

Abaixo da Ufla estão, na sequência: Universidade Federal do ABC (FABC), Unicamp, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A boa colocação da Ufla no conceito do MEC também foi comemorado pela vice-reitora Édila Vilela de Resende von Pinho, para ela o desempenho neste índice demonstra que a Ufla está no caminho certo ao aliar a qualidade de ensino de graduação e pós-graduação com investimentos crescentes em pesquisa, extensão e inovação. Édila destacou ainda que apesar do crescimento que vem ocorrendo na Universidade, o bom planejamento institucional e o investimento em pessoal altamente qualificado têm assegurado uma reputação diferenciada, não apenas no que tange à ampliação de cursos e vagas, mas também na melhoria da qualidade do ensino e na capacidade de seus egressos.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras