Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 27/11/2013 21:15 - Atualizada em: 28/11/2013 11:25
Ufla comemora 50 anos de Federalização e divulga programação de eventos
A Federalização ocorreu em 23 de dezembro de 1963, quando a Esal foi transferida para o MEC

Montagem extraída do site da Ufla: o campus de antigamente e o campus de hoje

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Alguns momentos da história da Ufla (Universidade Federal de Lavras) foram decisivos para sua consolidação e excelência, um desses marcos foi a federalização da instituição, que completa, no dia 23 de dezembro, cinquenta anos.

O movimento a favor da Federalização da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) foi formalizado em 1960, com participação estudantil, de servidores e políticos. Em 1963, emissários do Governo Federal, coordenados pelo assessor do MEC Eudes de Souza Leão Pinto, visitaram Lavras com o intuito de fechar a Esal. Mas, após reuniões com servidores e autoridades lavrenses, eles decidiram pelo não fechamento da Escola, ao contrário, orientaram a adoção de medidas para transferir a Esal para o MEC. A Federalização ocorreu em 23 de dezembro de 1963, por meio da Lei n. 4.307.

Para marcar a data neste ano de 2013, várias atividades serão realizadas, de 3 a 7 de dezembro: a solenidade de abertura será no dia 3, às 17 horas, no Salão de Convenções da Ufla com lançamento da exposição "50 anos de Federalização da Ufla", exibição de vídeo comemorativo, entrega da Medalha Cinquentenário da Federalização Ufla e homenagens aos servidores docentes e técnicos da época.

No dia 4, às 15 horas, haverá lançamento de livros da Editora UFLA, no Salão de Convenções. O Festival Brigada Musical, às 18 horas, na Associação dos Funcionários da Faepe (atrás do Restaurante do Hotel Alvorada, no Câmpus Histórico), marcará as atividades do dia 5. Na sexta-feira, dia 6, haverá uma solenidade de entrega de Títulos Honoríficos da Ufla, no Salão de Convenções.

Do dia 4 ao dia 6, serão inaugurados vários prédios e setores da Universidade. No sábado, dia 7, a Corrida Running in the Night, às 20 horas, encerrará as festividades dos cinquenta anos de federalização, bem como o Circuito Ufla de Corridas de Rua.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://ufla.br/50anosfederalizacao/

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras