Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 23/11/2013 15:20 - Atualizada em: 24/11/2013 13:31
"Saiam da frente, acabou de chegar a Lavras o seu primeiro automóvel"
O dia que os lavrenses fizeram festa para receber o primeiro carro que por aqui rodou: um Ford modelo T

Ford modelo T, igual ao adquirido pelo coronel Aureliano de Andrade Botelho, há 94 anos

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Há 94 anos, numa tarde de domingo, no dia 23 de novembro de 1919, a cidade parou para ver a chegada do primeiro automóvel em Lavras, tratava-se de um carro Ford Model "T" Touring Car, de propriedade do coronel Aureliano de Andrade Botelho. A chegada do carro, que era importado dos Estados Unidos, foi pela ferrovia, pela Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) ele foi embarcado no Rio de Janeiro.

Sobre o notável acontecimento, o jornal "O Município" destacou em sua primeira página: "Lavras, a culta Lavras, conta em seu meio um novo melhoramento: um elegante e confortável automóvel Ford, adquirido pelo conceituado commerciante sr. Cel. Aureliano de Andrade Botelho.

Como era de se prever, não deixou de causar optima impressão o apparecimento deste auto que majestosamente, desliza pelas novas ruas, nestas tardes encantadoras de novembro. Que tenha imitação a bella iniciativa do sr. Cel. Aureliano Botelho."

O proprietário do automóvel, Aureliano de Andrade Botelho, para trafegar com segurança e conforto pelas ruas de Lavras, trouxe de sua fazenda um número considerável de empregados, que com pás, enxadas e carroças, melhorou algumas ruas da cidade, tapando buracos e valetas esculpidas pelas água das chuvas. Em alguns locais, até cascalho algumas vias receberam.

Apenas para registro, com o passar dos anos, outros carros foram sendo adquiridos pelos lavrenses. Possuir um carro naquela época era símbolo de status. O sucesso das vendas de veículos para os lavrenses fez com que fosse montada em Lavras uma revenda, a do agente da Ford Motor Company, Areolino Leite.

Para popularizar ainda mais o carro em nossa cidade, a Ford Motor Company, cuja agente de revenda era Areolino Leite, promoveu a primeira corrida de carros em Lavras, foi no dia 6 de setembro de 1925. Segundo o regulamento da corrida, "o percurso terá uma extensão de 4 quilômetros de ida e de volta, começando no lugar denominado Carioca, indo até o Alto do Pau de Óleo e voltando ao ponto de partida. Os carros serão inspecionados por uma comissão antes da corrida e devem estar nas condições seguintes: radiador cheio, tanque de gasolina cheio, capota descida, pára-brisa aberto, conduzindo além do chauffer, um ajudante e ferramentas necessárias."

Em caso de incidente a corrida será reiniciada. É permitida a treinagem na pista até às 11 horas e meia. Os corredores inscritos e a assistência devem se achar no lugar às 11 e meia hora. A corrida terá início ao meio dia em ponto. Há numerosos prêmios que se acham expostos na vitrine da Casa Botelho, Penna & Alvarenga. Serão aceitas inscrições até sábado, dia 5, véspera da corrida." O vencedor desta corrida foi João Goulart e o segundo colocado, Miguel Godinho, pai do empresário Danilo Godinho.

Apesar do sucesso dos carros, no entanto, o primeiro caminhão só chegou a Lavras 9 anos depois do carro, foi no dia 30 de setembro de 1928, foi um caminhão da marca "International", vindo do Rio de Janeiro. O acontecimento também ganhou o seguinte destaque na imprensa local: "Rio-Lavras. Um caminhão International em viagem do Rio para esta cidade, transpõe a serra da Mantiqueira, atualmente em obras. É a primeira vez que se faz em um automóvel o trajeto Rio-Lavras, via Barbacena. Assumindo o volante o hábil automobilista Manoel Matos." O caminhão saiu do Rio de Janeiro em 28 de setembro, às 12 horas e chegou a Lavras no dia 30, no início da noite.

As carteiras de habilitação eram tiradas na prefeitura, o motorista levava duas fotografias e seu nome era registrado em um livro, junto com uma foto, a outra, era para a "carta de chouffer".

A gasolina era adquirida no Rio de Janeiro, vinha de trem em tambores comprados pelos revendedores ou proprietários de veículos. O primeiro posto de gasolina de Lavras foi instalado há 80 anos, no dia 2 de setembro de 1933, na praça Augusto Silva, em frente ao Hotel Hermeto. Era apenas uma bomba de gasolina da  Anglo-Mexican Petroleum Company Ltd, cujo representante em Lavras era João Arbex & Filho.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras