Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 15/11/2013 15:44 - Atualizada em: 16/11/2013 01:04
A Proclamação da República foi comemorada em Lavras há 124 anos
Os lavrenses souberam da Proclamação da República alguns dias depois; então, aqueles simpáticos a esta forma de governo, organizaram uma manifestação na cidade

Comemoração da Proclamação da República no Rio de Janeiro, capital do Império Brasileiro

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Hoje é comemorado em todo o país a Proclamação da República Brasileira, que foi um levante político militar ocorrido há 124 anos, no dia 15 de novembro de 1889. O movimento instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação, hoje Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto, como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da Maçonaria Brasileira.

Naquela época era difícil a comunicação com a capital federal, a notícia da Proclamação da República só chegou a Lavras no dia 23, oito dias depois. Os lavrenses republicanos realizaram uma manifestação de apoio a República diante da igreja Matriz de Sant'Anna, hoje igreja do Rosário. A manifestação foi realizada às 14h.

Os lavrenses foram convocados através de um panfleto com os seguintes dizeres:

"REPÚBLICA BRAZILEIRA

CIDADÃOS LAVRENSES

Proclamada a REPÚBLICA BRAZILEIRA, entrando a communhão nacional para o regimento da pura democracia - que symboliza o progresso, a ordem, a paz e a legalidade; extinguindo-se, por esse facto, todos os privilégios fundados no caso do nascimento e na arbitrariedade; predominando de hoje avante a liberdade, a egualdade e a fraternidade; tendo sido substituído o governo, que nos regia, por um governo provisório saído do seio do povo, que deve dirigir a Nação até que o mesmo povo, por um suffragio generalizado indique o governo definitivo, porém, representando suas aspirações e palpitantes necessidades; manda-nos o patriotismo e o dever que adhiramos e sustentemos essa transformação benéfica e necessária, por meio de positiva manifestação pública, que commemore esse facto glorioso.

Cidadãos! Essa manifestação se realizará hoje, às 2 horas da tarde, no largo da Matriz.

Ahi será publica e legalmente confirmada a REPÚBLICA por todos aquelles que quizerem prestar sua adhesão à - PÁTRIA LIVRE.

VIVA A REPÚBLICA BRAZILEIRA!"

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras