Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 06/11/2013 17:59 - Atualizada em: 07/11/2013 08:23
O Dia do Barroco Mineiro será lembrado em Lavras com exposição
Os profetas de Aleijadinho, em Congonhas do Campo, foram retratados por um fotógrafo profissional e suas fotos serão expostas na biblioteca municipal

Profeta Jonas, que alguns historiadores acreditam retratar Tiradentes, isso porque tem a cabeça tombada e a musculatura da boca relaxada, características de uma pessoa enforcada

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Uma das principais expressões artísticas e culturais de Minas Gerais será lembrada no dia 18 de novembro, segunda-feira, porque nessa data será comemorado o Dia do Barroco Mineiro, que foi instituído através de lei estadual, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Barroco se desenvolveu em Minas Gerais entre o início do século XVIII e o final do século XIX, ele marcou a arquitetura desse período, mas teve expressões importantes também na pintura e na escultura.

Uma das maiores expressões desta arte na escultura foi Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", e sua maior obra são os doze profetas esculpidos em pedra sabão e que estão no adro do Santuário do Bom Jesus de Matozinho, em Congonhas do Campo, os profetas foram esculpidos entre 1795 a 1805.

Lavras vai comemorar o Dia do Barroco Mineiro com uma exposição de fotografias dos doze profetas de Aleijadinho - Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Habacuque e Naum, foram retratados pelo fotógrafo Armando de Jesus Vilas Boas.

As fotos, no tamanho 0,20  0,30, são analógicas com filme preto & branco, elas ficarão expostas na Biblioteca Pública Municipal "Meirinha Botelho", a partir do dia 18, Dia do Barroco Mineiro, até o dia 6 de dezembro. A exposição poderá ser visitada das 7h às 17h, nos dias de funcionamento da biblioteca.

Esta é a oportunidade dos lavrenses conhecerem os profetas que escondem um mistério, isso porque Aleijadinho retratou, segundo alguns historiadores, na figura dos profetas, a imagem dos principais envolvidos na Inconfidência Mineira liderada por Tiradentes. Sob a repressão da Coroa, Aleijadinho teria utilizado o subterfúgio para imortalizar aqueles homens que tentaram mudar os rumos da história do Brasil. Os profetas seriam os conjurados.

Outro mistério ainda a ser desvendado são as posições das mãos e dos pés dos profetas, eles fazem gestos maçônicos, são gestos usados entre os maçons para se identificarem, o simbolismo está presente em quase todas as estátuas dos profetas. 

 

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras