Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 31/10/2013 11:20 - Atualizada em: 16/11/2014 19:37
Cartas de Drummond, que estavam em Lavras, passam a integrar acervo em Itabira - veja fotos
Entrega das cartas foi destaque na imprensa nacional e Globo apresenta matéria no Jornal Hoje, nesta quinta-feira, às 13h

Marconi Drummond, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Luiza Maria Victorino, secretária Municipal de Cultura de Lavras e Eduardo Cicarelli, ex-proprietário do acervo, durante a solenidade de entrega do acervo em Lavras. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

 

Se Carlos Drummond de Andrade estivesse vivo, estaria completando hoje 111 anos, e hoje, no dia do aniversário do poeta, os moradores da cidade de Itabira, sua terra natal, vão ganhar um presente: a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade adquiriu um lote de documentos raríssimos e entregará à população itabirana. São documentos, fotografias, fragmentos de poemas inéditos e muitas correspondências destinadas aos irmãos, amigos, cunhadas e principalmente a sua mãe, dona Julieta,  as correspondências são datadas de 1915 até 1987.

O acervo estava em Lavras sob a guarda de um colecionador de selos que o adquiriu durante a realização de um evento internacional que foi realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil. O acervo chegou às mãos do filatelista através de um advogado amigo e também filatelista, no início da década de 90, que acompanhava uma senhora, que anteriormente havia oferecido o lote de documentos a ele, que não adquiriu e repassou ao lavrense. Recentemente uma matéria publicada na revista Época, revelou que a senhora era a cunhada de Carlos Drummond de Andrade.

A reportagem da Época chamou a atenção da direção da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, que entrou em contato com o proprietário do lote de documentos, eles firmaram um acordo e, nesta semana, na segunda-feira, dia 28, os documentos foram entregues a Marconi Drummond, superintendente da Fundação CDA, numa solenidade realizada na Casa da Cultura, com a presença do vice-prefeito Aristides Silva Filho e da secretária Municipal de Cultura Luiza Maria Victorino Andrade.

O material, conhecido como "Cartas de Lavras", fará parte do acervo do Memorial Carlos Drummond de Andrade. Antes de estar disponível para o público, os documentos serão higienizados e acondicionados corretamente para salvaguardar o acervo e permitir que ele seja consultado a distância. Marconi Drummond disse que, com a aquisição deste lote, Itabira se insere no mapa de instituições que guardam a memória do poeta, junto à Fundação Casa de Rui Barbosa e o Instituto Moreira Salles, ambos no Rio de Janeiro.

A entrega dos documentos foi acompanhada pela reportagem da Rádio Cultura de Lavras, jornal LavrasNews, Jornal de Lavras, TV Universitária, jornal Estado de Minas e Rede Globo de Televisão. O jornal Estado de Minas deu destaque de primeira página para a matéria feita em Lavras, na edição de terça-feira, dia 29. A reportagem da Rede Globo de Televisão será exibida hoje, quinta-feira, no Jornal Hoje, às 13h.

Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias da solenidade de entrega das cartas em tamanho real:

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras