Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Educação /


Publicada em: 27/10/2013 11:24 - Atualizada em: 27/10/2013 16:59
Hoje é dia de redação no Enem: Miojo... nem pensar
MEC informou que vai desclassificar estudante que debochar ou desvirtuar do tema proposto na redação. Exames começam às 13h

Carlos Guilherme Custódio Ferreira. Foto extraída de seu Facebook

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

 

Hoje será o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e os portões das escolas onde os exames estão sendo aplicados serão abertos às 12h e o exame será aplicado às 13h. O MEC (Ministério da Educação e Cultura) recomenda que os estudantes cheguem com antecedência ao local da prova. Os alunos deverão apresentar na hora da prova documentos com foto, como carteira de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

Hoje os candidatos vão encarar o dia mais desgastante do Enem, isso porque eles vão enfrentar 5h30 de provas para resolver 45 questões de linguagens e códigos, outras 45 de matemática e ainda escrever uma redação.

Uma questão da prova de Ciências Humanas e suas tecnologias, aplicada ontem, no primeiro dia, repercutiu nas redes sociais. Em um texto sobre a política desenvolvimentista do ex-presidente Juscelino Kubitschek, a grafia da palavra "gasolina" com "z" acabou sendo interpretada por candidatos como um erro e criticada na internet, porém, o texto foi escrito quando gasolina se escrevia com "z" e ele foi reproduzido com a grafia original.

Mas nada se compara ao caso do estudante Carlos Guilherme Custódio Ferreira, de 19 anos, natural de Campo Belo e que reside em Lavras, onde faz engenharia no Unilavras (Centro Universitário de Lavras): foi ele o autor do texto que incluiu uma receita de macarrão instantâneo no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012. A receita do estudante foi parar na mesa do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e na mesa do Ministério da Educação (MEC), não para ser saboreada, mas para fazer mudanças nos critérios de correção de provas de redação do Enem. Agora é assim: receita indigesta de macarrão instantâneo, deboche ou fuga do tema proposto é zero. 

Ontem, sábado, não foi registrada nenhuma ocorrência de destaque em Lavras no que tange ao exame, o que se viu foi muita gente tensa e um trânsito complicadíssimo, a cidade tinha muitos veículos de cidades da região, eram ônibus escolares, carros particulares e vans fretadas.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras