Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 09/10/2013 08:26 - Atualizada em: 23/02/2014 17:49
(Informe) O papel do Médico Veterinário na vida de seu animal de estimação
Dra. Isabela Coelho, médica veterinária e proprietária do Pelos & Patas Centro de Estética e Saúde Animal, orienta sobre a importância do Médico Veterinário para a saúde do animal

Dra. Isabela Coelho, médica veterinária. Foto: Jornal de Lavras

 

Informe Publicitário

É crescente o número de lares brasileiros com animais de estimação inseridos na família. Em consequência, é notório o aumento de clínicas veterinárias, pet shops, e lojas do segmento pet. Mas ainda há muito a evoluir em termos da saúde de nossos amigos.

De acordo com pesquisa realizada pela Radar Pet, em 2009, mais de 75% dos donos de cães ou gatos não levam seus animais ao veterinário preventivamente. Isso revela um ponto crítico na qualidade de vida dos animais que vivem em nossas casas, visto que só recebem assistência veterinária em caso de doença já instalada.

O veterinário tem a responsabilidade não só de tratar emergências e doenças, mas também de orientar e acompanhar calendário de vacinas e desverminações, cuidados na alimentação e criação dos animais e tudo que envolve as necessidades individuais e particulares de cada espécie, raça e idade. Exames de rotina e atendimentos regulares podem ser a chave para detecção precoce de muitas enfermidades graves que, tratadas a tempo, possuem grandes chances de recuperação, além do papel de prevenir outras tantas.

Vejamos alguns exemplos: a cinomose ainda é uma das doenças que mais levam ao óbito de nossos cães, justamente pela baixa taxa de vacinação e imunização corretas feita em filhotes, e o acompanhamento das vacinas ao longo da vida desse animal. Esse mesmo exemplo também se aplica aos casos cada vez mais frequentes de doença do carrapato em estágio avançado, uma doença que seria facilmente controlada através da prevenção do parasita no animal, e o acompanhamento clínico por exames rotineiros. Outro ponto muito importante é o acompanhamento de gestação através do pré natal, onde se definem a data do parto, número de filhotes a nascer, e se será necessária a intervenção veterinária programada, sem sustos de cesariana urgente e risco de morte para mãe e filhotes em distocias.

Ter um veterinário de confiança é tão importante quanto um médico para a família. Lembre-se de levar seu cão ou gato pelo menos duas vezes ao ano para exames clínicos e laboratoriais de rotina, verificação da carteira de vacinação, controle de parasitas internos e externos, controle do tártaro e definir cuidados especiais de acordo com a faixa etária de seu animal, proporcionando anos de amizade e companheirismo.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras