Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 23/09/2013 19:32 - Atualizada em: 24/09/2013 02:25
Lavras terá representação na Conferência Estadual de Cultura
Assembleia de Minas sediará Conferência Estadual de Cultura, o evento em parceria com o Executivo, terá três dias, a partir de quarta-feira, com avaliação de políticas públicas

Secretária Municipal de Cultura Luiza Maria Victorino de Andrade, que representará Lavras na Conferência Estadual de Cultura. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será palco entre os dias 25 e 27, quarta, quinta e sexta-feira, da III Conferência Estadual de Cultura. O evento é uma parceria entre o Parlamento mineiro, a Secretaria de Estado da Cultura, o Sistema Nacional de Cultura e o Ministério da Cultura. Os objetivos do encontro são avaliar e consolidar as prioridades da política pública de cultura em Minas Gerais e discutir as propostas mineiras que serão apresentadas na Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em novembro, em Brasília.

A conferência estadual vai reunir delegados eleitos nas conferências municipais de cultura, expositores, convidados e observadores inscritos. A programação começa na noite de quarta-feira, com a solenidade de abertura, a partir das 20h, no Plenário. Lavras será representada pela secretária Municipal de Cultura Luíza Maria Victorino de Andrade.

Na quinta-feira, dia 26, a partir das 9h, está prevista uma palestra inaugural, novamente no Plenário, seguida das reuniões dos grupos de trabalho, que acontecerão nos auditórios do Palácio da Inconfidência, da Escola do Legislativo e do edifício-anexo "Carlos Drummond de Andrade", além do Teatro da Assembleia. Essas discussões devem ser realizadas ao longo do restante do dia. Na sexta-feira, dia 27, de novo no Plenário, será realizada a plenária final, que deve ocupar todo o dia, com a consolidação das propostas da conferência e a eleição dos delegados para a etapa nacional.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Cultura, a conferência será um espaço de consulta, participação e controle social da política cultural mineira. Em 2013, o evento terá um caráter "devolutivo". A ideia é que sejam apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pelo Governo do Estado a partir de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores, promovendo assim os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais.

Na sequência das conferências estaduais que devem ser realizadas até o final deste mês por todo o País, a etapa nacional está programada para o período de 26 a 29 de novembro, reunindo representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de especialistas das três esferas de governo.

O tema escolhido para esta edição nacional foi "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, cultura e desenvolvimento econômico, dentre outras vertentes.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras