Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 11/09/2013 16:56 - Atualizada em: 12/09/2013 13:54
Árvore onde Padre Victor esculpiu cruz, será altar de missa no domingo
Moradores de Coqueiral farão no domingo, uma caminhada de manifestação de fé e de reverência a história na região

Coqueiral, cidade onde é preservada a árvore onde padre Victor esculpiu uma cruz há mais de 150 anos. Foto extraída do site belas cidades mineiras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Três Pontas é conhecida em todo o país por causa de um de seus filhos mais ilustres: Milton Nascimento, um artista consagrado e um dos maiores divulgadores daquela cidade e também da cultura popular mineira. Além de Milton Nascimento, os trespontanos se orgulham de ter também os artistas da família Tiso, como Wagner Tiso, além de outros. No campo político, o ex-vice-presidente da República e ex-governador de Minas, Aureliano Chaves de Mendonça, também é um de seus filhos ilustres.

No campo religioso aquela cidade tem também um ícone: padre Francisco de Paula Victor, que nasceu em Campanha em 12 de abril de 1827 e faleceu em Três Pontas, no dia 23 de setembro de 1905, paroquiando aquela cidade por 53 anos. Padre Victor é hoje um "servo de Deus", título que antecede a canonização.

Sobre o religioso, existem muitas lendas e fatos reais, porém, uma coisa é certa: padre Victor foi um grande homem, um benfeitor para Três Pontas.

Uma das histórias em torno de padre Victor aconteceu no povoado do Espírito Santo dos Coqueiros, hoje cidade de Coqueiral. Naquele lugar existe uma árvore conhecida como açoita cavalo (Luehea divaricata), onde, reza a lenda, que os cavaleiros viajantes paravam para descansar sob sua frondosa sombra. Um desses "caminheiros" era o padre de Três Pontas, que segundo dizem, numa dessas paradas, pelos idos de 1860, esculpiu no tronco da árvore uma cruz, um dos símbolos do Cristianismo.

Um dos significados teológicos da cruz é o relacionamento da humanidade com Deus, representado pela haste horizontal; a ponta superior da cruz representa a conjunção com Deus, e a ponta inferior, a que toca ao chão, o mundo material. Era comum religiosos marcarem seu caminho com o símbolo da cruz.

A árvore açoita cavalo, mais conhecida hoje como "árvore do padre Victor", ainda existe e a cruz nela esculpida ainda está lá. Ela se situa na zona rural de Coqueiral, a cerca de 6 km da cidade. A religiosidade dos moradores da região fez com que o símbolo se mantivesse intacto na árvore.

No domingo, dia 15, às 7h, os devotos de Padre Victor farão uma caminhada até a árvore, onde hoje existe uma estátua do padre, no local será celebrada uma missa pelo padre Francisco de Souza Ramos. A peregrinação é, além de uma manifestação de fé, uma reverência a história daquele lugar.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras