Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Comportamento /


Publicada em: 11/09/2013 00:08 - Atualizada em: 11/09/2013 10:17
Pirâmide Metálica, um dos pesadelos dos imigrantes italianos em Lavras, ocorreu há 71 anos
Um movimento nacionalista que trouxe tristeza para muitas famílias de imigrantes na década de 40

Benito Mussolini, o líder italiano que se uniu a Hitler

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Há 71 anos, o Brasil participava da 2ª Guerra Mundial e os lavrenses, como todos os brasileiros, sofriam com o conflito. Lavras era uma cidade com muitos imigrantes italianos e a guerra trouxe algum desconforto a estes imigrantes, eles eram segregados por todos os lugares. Crianças, filhos de imigrantes, eram provocados nas escolas, e os imigrantes eram chamados de "quinta coluna", uma expressão usada para se referir a grupos  que espionavam fazendo propaganda subversiva.

Tudo era motivo para colocar os imigrantes numa situação embaraçosa, alguns até mesmo chegaram a ser presos acusados até de espionagem. Os italianos que tinham aparelho de rádio e que ouviam as notícias da Itália, direto das emissoras daquele país, tiveram seus aparelhos confiscados.

Em setembro de 1942, há 71 anos, teve início na praça Augusto Silva, o movimento "Pirâmide Metálica", onde todos os lavrenses foram conclamados a doarem peças de ferro e materiais não ferrosos, que foram destinados a indústria bélica brasileira.

Um fato curioso ocorreu na época: alguém jogou na montanha de metais um cachorro morto, fato que foi atribuído aos imigrantes italianos, desencadeando um movimento nacionalista anti-italianos radicados em Lavras.

Com o fim da guerra os problemas acabaram e os italianos foram finalmente aceitos na sociedade e as famílias italianas são numerosas na cidade.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras