Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 31/08/2013 14:17 - Atualizada em: 31/08/2013 18:58
Nepomuceno está em festa desde sexta-feira
A cidade completou ontem, sexta-feira, 102 anos de história e progresso. O Jornal de Lavras presta uma homenagem a todos os nepomucenenses

Vista parcial de Nepomuceno. Foto extraída do site da Prefeitura Municipal daquela cidade

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

A cidade de Nepomuceno completou ontem, sexta-feira, dia 30, mais um aniversário, foram 102 anos de emancipação política e administrativa. A prefeitura daquela cidade preparou diversas atividades que tiveram início na véspera da data do aniversário, dia 29, com um show gospel com a pastora Ludmila Ferber e ontem, dia 30, o show ficou por conta de Eduardo costa e Banda. As festas comemorativas aos 102 anos de Nepomuceno terminam hoje, sábado, dia 31, com um show com a banda Lex Luthor. Todos os shows foram gratuitos e foram realizados na concha acústica daquela cidade.

A história de Nepomuceno se mistura com a história de Lavras. No dia 7 de abril de 1841, o lugar foi elevado de Curato a categoria de Paróquia, pela lei número 209, o distrito de São João Nepomuceno, que pertenceu a Lavras até 1911.

Outro documento histórico que cita aquela cidade fomos encontrar no Arquivo Público de Minas Gerais, ele tem a data de 12 de fevereiro de 1876. Segundo o documento do Ministério dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, indicava que naquela data, a freguesia de Lavras contava com 8.380 escravos assim divididos: no distrito da cidade, 2.680; em Bom Jesus dos Perdões, 2.086; em São João Nepomuceno, 1.658 e em Nossa Senhora do Carmo da Cachoeira, 1956 escravos.

No dia 23 de janeiro de 1899 é aprovado o Estatuto do Conselho Distrital da Freguesia de São João Nepomuceno de Lavras. O Estatuto, com 10 artigos, foi assinado pelo presidente e agente executivo distrital João Custódio da Veiga, pelos conselheiros João Evangelista de Souza Lima e Flávio Anastácio Barbosa e pelo secretário interino do conselho, João Barbosa de Oliveira.

No dia 30 de agosto de 1911, é criada a Villa de Nepomuceno, formada do arraial de São João Nepomuceno, então município de Lavras. Tão logo Nepomuceno conquistou sua emancipação político administrativa, o progresso começou a chegar naquela Vila.

No dia 7 de setembro de 1914, José Virginio dos Santos e Filhos, inauguram na Villa de São João Nepomuceno o "Cinema Nepomucenense", com as presenças de todas as autoridades e convidados. A festa de inauguração foi abrilhantada pela Lyra Nepomucenense, que executou peças musicais das mais variadas nos intervalos das projeções.

A sociedade nepomucenense vê surgir naquela Vila, no dia 6 de janeiro de 1915, o periódico "A Abelha", que teve como colaborador o professor José Luiz de Mesquita. Em setembro daquele ano, pela lei número 663, as vilas de Perdões e Nepomuceno são elevadas a Termo, ficando ambas anexas a Comarca de Lavras.

Nepomuceno cresce e, em 1918, edita o seu primeiro catálogo telefônico:

"Catálogo Telephonico da Villa de São João Nepomuceno. Seus assignantes"

  3 Adolpho Capello

  2 Câmara Municipal de Nepomuceno

12 Edmundo Menezes

  8 José Mansour

10 José Lima (Dr.)

  4 João Batista Alves

  7 João Raphael (Hotel)

11 Jorge Lázaro

  9 Manoel Correia Ribeiro

  6 Ozório Ribeiro Costa

O "Telegrapho Nacional chegou no dia 25 de outubro de 1925, ficando a estação a cargo do Dr. Luiz Negrão. No dia 9 de abril de 1932 é inaugurada uma nova unidade da Companhia Força e Luz de Nepomuceno. E em 4 de agosto de 1934, a Prefeitura Municipal de Lavras e a Companhia de Força e Luz de Nepomuceno, firmam um contrato de fornecimento de energia elétrica para aquela localidade.

Nepomuceno foi berço de figuras importantes na política do Estado e do País, como a família Negrão de Lima. No dia 27 de maio de 1960 morre, em Belo Horizonte, aos 63 anos, Otacílio Negrão de Lima, filho de João Nepomuceno Licas de Lima e de Maria das Dores de Lima (avós da primeira dama Sara Kubitschek de Oliveira), ele nasceu em 8 de abril de 1897, na Vila de Nepomuceno, município de Lavras. Fez seus estudos em Lavras e mais tarde transferiu-se para Belo Horizonte, tendo sido aluno de uma das primeiras turmas a se formar pela então Escola de Engenharia. Casou-se com a também lavrense Jenny Silveira Lima, filha de Theodoro Silveira e Carmelina Silveira. O casal não teve filhos.

Otacílio Negrão de Lima foi integrante da Polícia Militar de Minas Gerais, tendo participado ativamente da Revolução de 1930. Foi engenheiro da Prefeitura de Belo Horizonte e aos 38 anos, prefeito da capital mineira de 1935 a 1938. Foi responsável pela construção dos símbolos de Belo Horizonte: a barragem da Pampulha e o Minas Tênis Clube. 

Em 1946 foi convidado pelo general Eurico Gaspar Dutra para ocupar o Ministério do Trabalho. Foi deputado federal, estadual, voltou a ocupar a cadeira do executivo de Belo Horizonte de 1946 a 1951, foi empresário, fazendeiro, industrial e banqueiro. Criou o jornal "Diário de Minas" e fundou a "Cel. S/A de Engenharia da Força Pública de Minas Gerais."

Outra figura importante de Nepomuceno foi o embaixador Francisco Negrão de Lima, que no dia 3 de outubro de 1965 foi eleito governador do Estado da Guanabara o embaixador Francisco Negrão de Lima, natural do arraial de São João Nepomuceno, do município de Lavras. Negrão de Lima deixou o cargo em 15 de março de 1971.

Mais recentemente a cidade de Nepomuceno foi notícia em todo o Brasil no dia 27 de março de 1998, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso, acompanhado do governador Eduardo Azeredo, ministros, deputados e senadores, descerrou uma placa alusiva a inauguração do segundo trecho da rodovia Fernão Dias, BR-381, no município de Lavras, no trevo que dá acesso a cidade de Nepomuceno.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras