Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 26/08/2013 07:14 - Atualizada em: 26/08/2013 12:24
Lavras está no circuito do Festival Internacional de Corais
O festival homenageará Chico Buarque; Lavras e mais 14 cidades mineiras, além do Rio de Janeiro, estão no circuito

Parte do cartaz de divulgação

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Chico Buarque de Holanda é, talvez, o maior compositor do Brasil, por isso, ele será homenageado no Festival Internacional de Corais (FIC), que terá sua abertura oficial dia primeiro de setembro, em Belo Horizonte, quando todos os corais apresentam juntos, pela primeira vez, a música tema do evento, intitulada "Olhos de Mar", criada pelos compositores Leonardo Cunha e Murilo Antunes.

A letra, inspirada em Chico Buarque, saúda o músico em versos como "Aí Chegou, o Poeta de Luz, Canta meu Brasil". "A ideia de homenagear Chico surgiu na última edição do FIC, quando o tema foi os 110 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Imediatamente lembrei dele, expressão máxima da MPB", conta o maestro Lindomar Gomes, idealizador e curador do festival que se estende até 15 de setembro.

Este ano, pela primeira vez, o festival amplia a sua atuação para o interior de Minas Gerais e a capital do Rio de Janeiro. Mais de 5 mil coralistas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, se apresentarão em 65 locais de 15 cidades, entre elas, Lavras. "É a primeira vez que estendemos o festival para outras cidades com o objetivo de disseminar o canto coral e a música popular brasileira", explica o maestro.

São, ao todo, 150 corais nacionais e internacionais, com as participações dos grupos Vocal Bilu (Uruguai), Soco Voz Banda Vocal (Venezuela) e Coral Mediterráneo (Argentina). As apresentações ocorrem diariamente e são gratuitas.

"É um festival de confraternização e não competição. Por isso mesmo, os corais, obrigatoriamente, têm que interpretar uma música do homenageado e a música tema. As outras são de livre escolha", disse o maestro Lindomar Gomes, que antecipa, ainda, o tema da edição para o próximo do festival de corais: futebol. "Vamos aproveitar o ano da Copa para homenagear um dos esportes mais populares do país. Teremos como letristas Fernando Brant, Murilo Antunes, Marcio Borges e Ronaldo Bastos", antecipa.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras