Foto ilustrativa
Foi divulgado esta semana o Mapa da Cobertura da Vegetação Nativa de Minas Gerais – 2007-2009. O estudo mostra que o índice de desmatamento no Estado teve uma queda de 34,8% em relação ao período 2005-2007. Na comparação com 2003-2005, a redução chega a 53,2%. O mapa faz parte do Inventário Florestal de Minas Gerais, realizado pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Ele traz informações científicas sobre os biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, as áreas de ocorrência de espécies da flora e serve para estabelecer estratégias de revegetação e as áreas mais apropriadas para o manejo florestal.
A divulgação do Mapa fez parte das comemorações da Semana Florestal 2010, que foi aberta oficial pelo governador Antonio Anastasia, em solenidade na Cidade Administrativa. Durante o evento, Anastasia assinou decretos criando duas novas unidades de conservação ambiental, o Monumento Natural da Serra da Moeda e o Monumento Natural da Serra do Gambá, além da implantação de um laboratório de pesquisas ecológicas em Minas Gerais.
Minas conta com cerca de 240 unidades de conservação, com aproximadamente dois milhões de hectares de áreas protegidas. Mais da metade das áreas estaduais de proteção ambiental foi criada a partir de 2003. As unidades de conservação servem para proteger a biodiversidade, o solo e os recursos hídricos de cada região.