Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 10/08/2013 16:30 - Atualizada em: 10/08/2013 23:21
Programação dos 105 anos da Ufla está sendo preparada e deverá agradar
O aniversário é da Universidade Federal de Lavras, mas os lavrenses e os moradores da região é que ganharão o presente: shows gratuitos e inesquecíveis, que serão oficialmente anunciados em breve

Vista parcial da Ufla. Foto: Ascom Ufla

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

No dia 25 de setembro de 1886, em Turim, na Geórgia, Estados Unidos, nascia um homem que mudaria o destino de Lavras e a tornaria uma das cidades mais importantes do Brasil, no que tange a educação. Nesse dia nascia Benjamin Harris Hunnicutt (foto à esquerda) o instalador da Escola Agrícola de Lavras, que com o passar dos anos se tornou uma das mais importantes universidades do Brasil: a Ufla.

A vocação dos Hunnicutt para a agricultura remonta de muitos anos, desde seu avô, que foi proprietário da mundialmente famosa fazenda "Tara", a mesma que emocionou o mundo com o clássico "E o Vento Levou." Benjamin Hunnicutt formou-se em Ciências Agrícolas no Mississipi States College, em junho de 1905 e foi depois mestre em Ciências Agrícolas pela Universidade da Geórgia, em 1913.

Benjamin Harris Hunnicutt veio para o Brasil a convite de Samuel Rhea Gammon, em 17 de dezembro de 1907, para organizar e dirigir a "Escola Agrícola de Lavras". Aqui serviu como professor e diretor da instituição, de 1908 a 1926. Fez várias viagens aos Estados Unidos, onde obteve o grau de Mestre em 1913. Visitou a Europa e alguns países da América do Sul. Em 1931 e 1932 serviu como secretário executivo da Comissão Organizadora da 10º Convenção Mundial das Escolas Dominicais.

Em todas essas viagens, Hunnicutt trouxe para Lavras o conhecimento adquirido em outros países, trouxe livros, artigos, ferramentas e principalmente experiência. Benjamin Hunnicutt morreu em São Paulo ao cair da tarde de uma sexta-feira, dia 26 de janeiro de 1962. Aqui deixou, além da semente plantada que originou a Ufla, sua primeira esposa, sepultada no Cemitério São Miguel. Aqui também nasceram alguns de seus filhos.

Depois de Benjamin Hunnicutt, vieram outros que o sucederam na caminhada que colocou a Ufla como uma das principais universidades do Brasil. Entre eles destaca-se Alysson Paulinelli (foto acima, à direita), Silas Costa Pereira (foto abaixo, à esquerda), Antônio Nazareno Guimarães Mendes (foto abaixo, à esquerda) e José Roberto Scolforo (foto abaixo, à direita).

Alysson Paulinelli foi aluno, professor e diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Coube a ele a construção do campus novo da escola, além de projeção que deu à ESAL, que teve participação ativa na fundação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a ocupação do cerrado brasileiro e outras inúmeras atividades importantes.

 Silas Costa Pereira teve a incumbência de transformar a Escola Superior de Agricultura de Lavras em Universidade Federal. Silas contou com o apoio do então presidente da República, Itamar Franco, e do Ministro da Educação Murilo de Avellar Hingel.

Antônio Nazareno Guimarães Mendes e José Roberto Scolforo são os responsáveis pelo crescimento da Ufla e principalmente de Lavras, que foi arrastada pelo desenvolvimento da Universidade.

Para comemorar a data de aniversário da Ufla – 105 anos – está sendo preparada uma extensa programação de aniversário, um evento à altura da Universidade, que inclui shows com artistas renomados, que serão divulgados tão logo seja fechada a programação. Eles serão gratuitos e abertos ao público de Lavras e da região.

As comemorações serão realizadas de 29 de agosto, com a abertura oficial, a 7 de setembro. Já está confirmada a II Feira do Livro e das Letras e a Semana de Ciência, Cultura e Arte, com a realização do Simpósio Internacional de Biodiversidade.

Além da tradicional programação da Semana de Aniversário da Ufla, que terá início no dia 30, sexta-feira, um dia depois da abertura oficial, que será na quinta-feira, dia 29. Lavras terá uma diversificada agenda cultural, que inclui, além dos shows, peças teatrais, exposições, palestras, feira de livros e mostra fotográfica. No dia 1º de setembro, será a segunda edição da corrida Gammon-Ufla que, em 2012 reuniu mais de 400 participantes.

A II Feira do Livro e das Letras de Lavras, de 29 de agosto a 1º de setembro, será organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufla, com parceria da Prefeitura Municipal de Lavras. Os eventos serão realizados na Casa da Cultura e Casa Rosada. Será uma oportunidade para valorizar os escritores locais e regionais, com destaque para o Concurso Literário da Ufla 2013, que nesta edição recebeu 537 textos e poemas de autores de 14 Estados brasileiros e países como Portugal, Moçambique, Japão e Dinamarca. Na oportunidade, haverá o lançamento do livro "Concurso Literário da Ufla 2012". No dia 2 de setembro, haverá a abertura oficial do Simpósio Internacional de Biodiversidade, que seguirá até o dia 4 de setembro com uma programação que vai atrair a participação de especialistas e estudantes de diversas instituições nacionais, além de ter entre os palestrantes pesquisadores renomados do Brasil, França, Canadá, México, Austrália, Índia, Bélgica e Reino Unido.

O Simpósio será realizado com a abordagem de seis temas principais: Biodiversidade do Solo; Biodiversidade Microbiana e Inovações para a Indústria; Diversidade Cultural e Biodiversidade no Brasil; Coleções de Culturas e Taxonomia de Cogumelos e Algas; Café e Biodiversidade; e Biodiversidade dos Biomas.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras