Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 05/08/2013 07:59 - Atualizada em: 06/08/2013 08:30
(Informativo) A importância de castrar seus animais
Dra. Isabela Coelho, médica veterinária e proprietária do Pelos & Patas Centro de Estética e Saúde Animal, orienta sobre castração de animais

Dra. Isabela Coelho e a cadela Bernesse. Foto: Jornal de Lavras

 

Informativo

A castração é uma cirurgia de retirada das gônadas realizada em cães e gatos, machos e fêmeas, com o objetivo de impedir que se reproduzam ou adquiram doenças ligadas de forma direta ou indireta a reprodução. Em fêmeas a técnica é conhecida como ovaristerectomia (OSH), pois consiste na retirada do útero e do ovário. Em machos, é conhecida como orquiectomia, incluindo apenas a retirada do testículo. Todo o procedimento é realizado por médico veterinario capacitado, em local e com equipamentos adequados, sob efeito de anestesia.

Vejamos as principais vantagens de submeter seu animal a essa cirurgia:

1. Em fêmeas, principalmente antes do primeiro cio (até os 6 meses de idade), reduz drasticamente o risco a câncer de mama (menos de 0,5% de chance) e útero;

2. Tratamento definitivo para a Gestação Psicológica (pseudociese), hiperplasia vaginal e piometra;

3. Evita a prenhês indesejada;

4. Elimina o risco de contrair o TVT (tumor venéreo transmissível);

5. Elimina as incoveniências decorrentes do cio, como sangramento, fugas, brigas e

aglomeração de machos no portão de casa.

6. Elimina o risco da infecção uterina (piometra), doença responsável por muitas mortes em fêmeas;

7. Diminui o hábito de marcação de território dos machos.

8. Evita a hiperplasia de próstata em cães machos e tumores no sistema reprodutivo.

 

Esclarecendo alguns mitos:

- Castração engorda? Não, alimentação descontrolada que engorda o animal, pode haver um aumento de apetite, mas com o controle de ingestão de alimento (respeitando a quantidade sugerida no rótulo de cada ração) seu cão ou gato não se tornará obeso.

- A cirurgia é cara? Não, caro é o que não funciona! O investimento no procedimento se justifica mediante as vantagens acima citadas, principalmente as que se refere a saúde do seu animal de companhia.

- A cirurgia é arriscada para o animal? Depende, o animal deve passar por uma avaliação pré-cirúrgica com o veterinário que realizará o procedimento, no caso de um animal saudável a cirurgia é segura e relativamente um procedimento simples.

- Deixar a cadela ter uma cria previne qualquer doença? Absurdo!

- Porque não utilizar injeção ou vacina contra cio? Este produto é um hormônio sintético, similar a progesterona (progestágeno). Pesquisas são conclusivas que a utilização desse hormônio aumenta o risco do animal desenvolver câncer de mama. Quando utilizado em cadelas prenhes, prolongam a gestação levando a maceração e morte fetal, podendo causar grave infecção uterina, o que pode resultar no óbito da gestante.

Aqui no Pelos & Patas estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas e conversarmos sobre o bem estar de seu animal. Ligue para o patafone e agende uma visita: 3822-1663

Para mais informações, clique aqui e acesse a página Lavras Tem do Pelos & Patas no Jornal de Lavras.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras