Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 23/07/2013 15:20 - Atualizada em: 23/07/2013 18:43
Exposição de Fotografias do Acervo Ferroviário está sendo realizada na Selt, em Lavras
Ferroviário faz tudo para preservar a história da ferrovia em Lavras e região

Quadros de fotografias que contam a história da ferrovia em Lavras e região são trocados diariamente. Foto: Jornal de Lavras

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Há 119 anos se ouviu pela primeira vez na cidade, o apito de uma locomotiva, foi no dia 17 de setembro de 1894, às 15h. A locomotiva foi recebida com muita emoção pelos  lavrenses. Na oportunidade, falou em nome da comunidade o alferes José Sylvio do Amaral, que saudou a Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas, representada pelos senhores: Randolpho Paiva, Antônio Francisco Rocha e Joaquim Braga.

Desde esta época que o lavrense tem um "caso de amor" com a ferrovia. Por aqui tudo que entrava ou saía da cidade passava pelas estações ferroviárias. Durante muitos anos a ferrovia fez parte da vida de Lavras e dos lavrenses. O trem de passageiro acabou e é certo que não voltará mais a circular pelas linhas férreas que cortam a cidade.

O tempo acabou com o trem de passageiros, com o movimento nas estações e nas oficinas da Rede, o tempo está corroendo as paredes dos prédios das antigas oficinas, o tempo está acabando com a história da ferrovia na Zona Norte. A única coisa que o tempo não conseguiu acabar foi com a paixão dos lavrenses pela ferrovia.

Uma prova disso é uma exposição de fotografias que esta sendo realizada na entrada da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (Selt), desde junho, é a Exposição Fotográfica do Acervo Ferroviário, organizada por um apaixonado pela ferrovia e por sua história, o ferroviário Luiz Carlos de Souza.

As fotografias, cujo os quadros são trocados todos os dias, o que quer dizer que todo dia tem novidade na Selt, fazem parte do acervo do Memorial Ferroviário, que está em fase de implantação em Lavras através da Selt e da Secretaria Municipal de Cultura.

O acervo, que deverá compor o memorial, não consta apenas de fotografias, mas de peças e documentos que não estão sendo apresentados ao público por questão de segurança e de espaço físico, explicou Luiz Carlos. Ainda segundo Luiz Carlos, muitas peças estão sendo doadas para compor o patrimônio do memorial.

Quem quiser conhecer um pouco da história da ferrovia em nosso município, deve comparecer a Selt e desfrutar das imagens de locomotivas e construções que fizeram de Lavras e Ribeirão Vermelho no passado, importantes centros ferroviários.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras