Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 20/07/2013 19:24 - Atualizada em: 21/07/2013 18:10
20 de julho é aniversário de Lavras como cidade, ela está fazendo 145 anos
Há 145 anos, os moradores da pequena Villa de Lavras comemoravam a lei provincial número 1.510, que elevava a pequena vila à categoria de cidade

Rua Sant'Anna, centro de Lavras. A esquerda, o casarão de dois andares é onde é hoje a Casa da Cultura. Ao fundo, o telhado da Matriz de Sant'Anna, hoje igreja do Rosário. As palmeiras plantadas ao fundo ornamentavam a praça Barão de Lavras, que foi construída onde era o antigo cemitério da cidade. Foto do século XIX

 

Siga-nos no Twitter: @jlavras

Hoje é uma data muito importante para Lavras, mas ela passa por despercebida pela maioria dos lavrenses, hoje, dia 20 de julho, Lavras está completando 145 anos que foi elevada à categoria de cidade. A lei provincial que elevou Lavras a cidade é de número 1.510 e datada de 20 de julho de 1868. Ao mesmo tempo foram elevadas também à categoria de cidade as vilas de Aiuruoca e Piumhi.

Em janeiro do ano seguinte, no dia 7 de 1869, foi instalada a primeira Câmara Municipal de Lavras como cidade. A primeira Câmara Municipal de Lavras, na condição de cidade, era composta dos seguintes vereadores: presidente: comendador José Esteves de Andrade Botelho; vereadores: tenente coronel José Augusto do Amaral, coronel Joaquim Francisco da Costa, Dr. José Constâncio de Oliveira e Silva, Joaquim Thomaz Villela e Castro, João Alves de Gouvêa, José Flávio Moraes e Honório José Martins.

Vale lembrar que a data comemorada como aniversário de Lavras é a de 13 de outubro, isso porque, pelo decreto de 13 de outubro de 1831, o arraial de Lavras foi elevado a categoria de vila, juntamente com as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras. Em cada uma das vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

A primeira Câmara Municipal da Villa de Lavras foi instalada no dia 14 de agosto de 1832, sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomáz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

A santa padroeira de Lavras é Sant'Anna, sabe-se que ela era a mãe de Maria de Nazaré, esposa de Joaquim e avó de Jesus. Também é sabido que ela teria, após o nascimento da Virgem Maria, tido mais duas filhas: Maria Salomé e Maria de Cleofas.

Sant'Anna é também a padroeira de todas as bandeiras, a santa de devoção dos bandeirantes. Coincidentemente, Sant'Anna é padroeira de muitas cidades que foram povoadas por bandeirantes, como Lavras, pela família de bandeirantes Bueno da Fonseca. O Dia de Sant'Anna é 26 de julho, que este ano cai na sexta-feira, quando será feriado em Lavras.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras